Inspirações

Decoração

Artes

Arte em casa: saiba como usar fotografias em preto e branco

por: Gotcha

publicado: 28/05/2021

Será mesmo que, com o avanço da tecnologia, a impressão de fotos ficou em último plano? Enquanto lotamos nossas memórias do smarthphone ou de outros dispositivos com arquivos jpeg, o aumento de lojas online que fazem impressão de imagens cresceu e nota-se uma tendência, especialmente na decoração. As fotos relevadas estão sendo cada vez mais usadas de forma criativa, para dar vida às paredes. Recordações emolduradas se transformam em artes e as fotografias em preto e branco têm ganhado destaque em casa.

Para o arquiteto Gerson Dutra de Sá, as fotos em p&b se encaixam melhor na proposta de um ambiente clean. “Gosto de investir em quadros com fotografias em preto e branco nos meus projetos porque essa combinação de cores básicas é versátil, atemporal e harmoniza com diferentes tonalidades. Além disso, as fotografias transmitem muita personalidade e costumam carregar emoções e histórias de vida, seja dos artistas ou dos moradores. ”, declara Gerson.

Há diversas formas de usar as fotos p&b na decoração, seja em uma mesma parede, com diferentes imagens e molduras de diferentes cores e formatos, apoiadas em prateleiras ou até mesmo no chão. As ideias para decorar com fotografias em preto e branco vão muito além de porta-retratos. Confira dicas para acertar na hora de decorar com fotografias p&b e inspire-se em alguns projetos que selecionamos a seguir!

Dicas para um décor harmonioso

  • Escolha as imagens e as molduras que combinem com o estilo do ambiente.
  • Para criar um visual moderno e dinâmico, faça um jogo de imagens na parede, mesclando molduras de variados formatos e tamanhos.
  • Se não tem muitas fotos pessoais que mereça um destaque na decoração, invista em fotos assinadas. Há muitos artistas renomados que fazem um trabalho incrível com fotografia.
  • Para garantir mais destaque, use luzes direcionadas na imagem emoldurada.

Foto: Márcio Souza / Projeto: Ana Lucia Salama e Gerson Dutra de Sá

O ambiente assinado pelos arquitetos Gerson Dutra de Sá e Ana Lucia Salama para a mostra Dunelli, durante o DW (Desing Weekend), esbanja modernidade com as fotografias em preto e branco de Cristina Venturini. O toque p&b trouxe leveza ao espaço que prioriza acabamentos de cores mais quentes, como o revestimento de madeira e os móveis coloridos.

Foto: Casa Vogue

Para quem deseja uma decoração clean e minimalista, vale escolher uma parede de cor neutra para destacar as fotografias p&b. Neste projeto, fotos emolduradas de diferentes tamanhos e formatos criam um jogo interessante na parede de cor cinza.

Banco de imagens: Moldura Minuto

Uma foto de natureza do fotógrafo ilustre Lucas Landau prova que, mesmo com ausência de cor, a paisagem transmite emoção através de suas lentes.

Nenhuma resposta para "Arte em casa: saiba como usar fotografias em preto e branco"

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *