Inspirações

Decoração

Artes

Afetos

Como usar objetos afetivos na decoração

por: Gotcha

publicado: 28/05/2021

Emoldurar uma peça que tenha significado é uma forma de eternizá-la

Banco de imagens: Moldura Minuto

Já pensou em emoldurar suas lembranças? Objetos carregados de emoção, que sejam importantes para você, podem fazer parte da decoração. Um buquê de noiva, um postal, uma peça de viagem, conchas do mar… por que não? Muitas vezes, guardamos as relíquias em caixas e armários que esquecemos com o tempo.

Emoldurar um objeto que tenha significado é uma forma de eternizá-lo. Todos os objetos que você quiser pendurar podem ser emoldurados. Um dia desses, uma cliente da Moldura Minuto quis valorizar a decoração de casa com conchas do mar. O ambiente ganhou uma atmosfera relaxante, com clima de praia.

A arquiteta Ana Lucia Salama criou um projeto com a personalidade do morador. Um jovem rapaz apaixonado pelo seu time de futebol pediu que usasse uma das peças do uniforme da sua seleção favorita na decoração do quarto. A camisa do São Paulo Futebol Clube, assinada pelos jogadores do time, foi emoldurada em uma moldura preta com vidro para proteção. A peça ficou apoiada em um móvel e guiou a decoração do dormitório, que ganhou estilo moderno e descolado, sem perder de vista a elegância.

Já os profissionais do escritório Korman Arquitetos lançaram mão da criatividade ao expor um objeto cheio de significado para os moradores. Uma máquina de escrever foi pendurada na parede, integrando-se à decoração. Para valorizar o objeto antigo, os arquitetos escolheram uma moldura amarela, que trouxe mais cor e alegria ao ambiente.

Dicas para emoldurar objetos

Qualquer objeto afetivo pode ser emoldurado e pendurado na parede. Mas, como algumas peças têm personalidade de sobra, é preciso se atentar a alguns detalhes para não carregar o ambiente. Confira algumas dicas a seguir:

  1. Se o objeto for robusto ou muito colorido, escolha uma moldura leve e com cor neutra. Se a peça for delicada, vale emoldurá-la com um vidro para garantir sua proteção e durabilidade.
  •  Caso tenha uma coleção que mereça destaque em uma parede inteira, como conchas e outros elementos do mar, por exemplo, você pode emoldurar cada peça em um quadro. Para ficar um conjunto harmônico, opte por molduras iguais e pendure todos na mesma distância.
  • Objetos emoldurados também podem ficar apoiados em prateleiras, como qualquer quadro, ou até mesmo no chão. Neste caso, só tome cuidado para não expor o objeto emoldurado em um lugar de passagem.
  • Se o objeto afetivo tiver uma cor neutra, vale investir em uma moldura ousada e colorida para destacá-lo.

Inspire-se nessas ideias com objetos afetivos emoldurados!

Cocar de índio

Foto: Divulgação / Projeto: Gui Rodrigues – Casa Cor Brasília

Objetos que representam uma cultura, como o cocar de índio, podem ser emoldurados, enriquecendo a decoração.

Máquina de escrever

Foto: @jpeg_arq / Projeto: Korman Arquitetos

Peças antigas ou que tenham a ver com um hobbie ou profissão, como máquinas de escrever e máquinas fotográficas, podem decorar as paredes com charme e personalidade.

Camisa de futebol

Foto: Márcio Souza / Projeto: Ana Lucia Salama e Gerson Dutra de Sá

Aquela camisa do time favorito pode fazer parte da decoração. Se não quiser fazer furo na parede, vale apoiar a peça emoldurada em um móvel.

Discos de vinil

Foto: Pinterest

Aquela coleção de discos de vinil pode dar um toque retrô ao ambiente.

Elementos naturais

Foto: Pinterest

Conchas, pedras, plantas permanentes ou desidratadas e muitos outros elementos da natureza podem criar composições interessantes.

Uma resposta para "Como usar objetos afetivos na decoração"

Como incorporar itens valiosos à decoração – Moldura Minuto - Blog

19 de July de 2021 às 11:00

[…] vamos combinar, muito melhor do que esquecê-los dentro da gaveta é adicionar esses itens afetivos, seja de um momento vivido, de uma herança de família, de uma viagem ou de um hobby, à […]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *