Inspirações

Decoração

Artes

Urban jungle: tendência que leva a natureza para dentro de casa

por:

publicado: 28/05/2021

Nesse estilo de decoração, as verdinhas assumem o protagonismo no ambiente

Foto: Arkpad

Casas e apartamentos com muitas vegetações de diferentes formatos e tamanhos em evidência. Assim pode ser definido o estilo de decoração que está cada vez mais em alta: o urban jungle.

Queridinho da geração millenials, o conceito urban jungle, termo em inglês para selva urbana, reflete o desejo de encher o ambiente com muitas plantas e compensar um pouco a falta que o verde faz, especialmente na vida de quem mora nas grandes cidades.

A tendência nasceu na Escandinávia e ganhou força no Brasil em 2017, quando arquitetos e decoradores ampliaram o debate sobre o uso de plantas na decoração. O objetivo era montar um jardim, no estilo floresta, dentro de casa, em praticamente todos os ambientes. Com isso, surgiu a expressão urban jungle, que ganhou adeptos no mundo inteiro.

Benefícios além da estética

A busca pelo contato com a natureza se intensificou mais ainda na pandemia do Coronavírus. “Com boa parte das pessoas está trabalhando em sistema home office, nunca foi tão importante investir em um visual aconchegante no lar”, afirma Géssica Lourenço, arquiteta do escritório Casafera.

Foto: Fábio Jr. Severo / Projeto Casafera

Diversos estudos comprovam mesmo que a proximidade com a natureza aumenta a sensação de paz, calma e tranquilidade. Cientistas da Universidade de Michigan (EUA), por exemplo, demonstraram que um grupo de pessoas, após 1 hora interagindo com a natureza, teve melhora de 20% no desempenho da memória e no tempo de concentração. Ou seja, além de agregar mais à estética do ambiente, a tendência urban jungle oferece qualidade de vida e saúde para as pessoas. “Amo esse estilo decorativo! Para mim, o urban jungle remete à casa de vó, trazendo um clima mais agradável ao ambiente e bem-estar aos moradores”, declara Géssica, que aposta em muitos projetos com jardim vertical.

Foto: Raul Fonseca / Projeto Barbara Kahhale

Outra solução comum é combinar vasos de plantas de diferentes tamanhos e espalhá-los pelos ambientes. Combinar diferentes tipos e alturas de folhagens e diversos tons de verde costuma funcionar bem. Em todo caso, as vegetações podem ser colocadas no chão, quando os vasos forem maiores, ou em prateleiras e mesas, quando forem menores. Vale até fixar no alto, tanto na parede quanto no teto, para não perder o verde de vista.

As espécies mais usadas para destacar o estilo urban jungle na decoração são as samambaias, as jiboias, as suculentas, os antúrios e os lírios da paz. Vale saber que algumas plantas podem ser tóxicas e é preciso investigar um pouco mais sobre elas caso tenha pets ou crianças em casa.

Agora, caso não disponha de muito tempo para cuidar das verdinhas e queira mais praticidade no dia a dia sem abrir mão do irresistível charme do estilo urban jungle, vale investir em plantas artificias ou até mesmo elementos visuais que remetam à natureza, como quadros, pôsteres ou almofadas com a temática de plantas.

Foto: Moldura Minuto / Artista Maurício Simoneti

Se deseja renovar as paredes com este tema, a Moldura Minuto tem diversas opções de artes modernas e encantadoras para trazer a natureza para dentro da sua casa. Busque opções com os termos plantas, folhas e natureza aqui!

Uma resposta para "Urban jungle: tendência que leva a natureza para dentro de casa"

Dicas para adotar o estilo escandinavo – Moldura Minuto - Blog

23 de August de 2021 às 11:09

[…] característica marcante do estilo nórdico é a referência ao rústico e ao natural, por isso plantas e objetos de madeira, algodão, lã, fibras e pedras costumam estar sempre presentes nos projetos […]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *