Inspirações

Decoração

Artes

Pop Art na decoração traz cor e vida aos ambientes

por: Moldura Minuto

publicado: 02/08/2021

Saiba como utilizar o estilo marcante por meio de quadros e peças que refletem um décor alegre e ousado

O Pop Art, conhecido como arte popular, é um estilo repleto de personalidade, criado com o objetivo de descontruir imagens pertencentes às culturas de massa, como a cultura pop, criada para grandes multidões. Geralmente é acompanhada por um toque misto de moderno e retrô.

Para quem aprecia um décor mais despojado e ousado, o estilo pop art é super bem-vindo. Quando pensamos em Pop Art logo nos vem à mente o artista americano Andy Warhol, que ficou famoso mundialmente por uma obra colorida de Marilyn Monroe. Mas, na realidade, o estilo marcante surgiu na Inglaterra, no final da década de 1950. Foi uma ideia original de vários jovens artistas subversivos. A primeira aplicação do termo “Pop Art” ocorreu durante discussões entre artistas que se autodenominavam “Independent Group” (IG), que fazia parte do Instituto de Arte Contemporânea de Londres, iniciado entre 1952 e 1953. Porém, o movimento ganhou força mesmo nos Estados Unidos na década de 1960.  Isso porque o Pop Art têm relação direta com os hábitos de consumo e estilo de vida dos americanos.

Ao mesmo tempo em que buscam aproximar a arte da cultura popular e reconhecem a presença do consumo e materialismo na sociedade, os artistas faziam críticas a este novo estilo de vida desenvolvido no contexto contemporâneo. Atemporal, o Pop Art nunca saiu de cena e vira estrela em qualquer ambiente da casa.

Quais as características do Pop Art?

Foto: Pinterest/Casa da cantora Anitta

1. Estética inspirada no universo dos quadrinhos ou das celebridades

2. Uso de cores vibrantes e ousadas

3. Reprodução de peças publicitárias

4. Inspiração na cultura de massa

5. Reproduções em série do mesmo tema

6. Inspiração na estética industrial

Como decorar com o estilo Pop Art?

Crédito/Foto: De volta ao retrô

Já comentamos, aqui, que o estilo Pop Art é voltado para decorações mais ousadas e descontraídas, mas é certo que ela pode ser inserida em diversos contextos, inclusive misturado ao clássico, trazendo um quê de personalidade e modernidade ao ambiente. Confira, a seguir, dicas para decorar com este estilo marcante

1. Em primeiro lugar, escolha uma ou mais características do Pop Art que você se identifica. Pode ser algo do mundo publicitário, dos quadrinhos, das celebridades ou ainda da paleta de cores vibrantes que corresponde a este estilo.

2. Em seguida, você pode optar pela peça que definirá o estilo na sua casa, desde um mobiliário retrô a complementos de decoração, como quadros e pôsteres – soluções práticas para decorar as paredes com Pop Art e mostrar seu estilo.

3. Obras de arte e gravuras também são bem-vindas! Escolha o seu artista preferido do Pop Art e estampe uma ou mais paredes com suas criações. É possível fazer uma composição ousada e cheia de personalidade com uma série do mesmo tema. Atente-se apenas para combinar as cores com o restante do ambiente, seja ele sala, quarto ou banheiro. Vale decorar com Pop Art em qualquer canto, mas não deixe a harmonia de lado. Se optar por pôsteres ou gravuras muito coloridas, prefira molduras de tons neutros.

Crédito/Foto: De volta ao retrô

Nenhuma resposta para "Pop Art na decoração traz cor e vida aos ambientes"

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *