Franquia

Na mídia

Moldura Minuto é destaque no jornal e no site O Globo

por: Moldura Minuto

publicado: 04/08/2021

“Desde o início da pandemia, as lojas de rua venderem muito mais do que as dos shoppings” (Antônio Carlos Viegas, CEO da Moldura Minuto)

O GLOBO

Consumidor volta às compras, e vendas do varejo se recuperam no segundo trimestre

JULY 28, 2021

Varejo vê recuperação nas vendas e projeta melhora no 2º semestre Foto: Agência O Globo
Varejo vê recuperação nas vendas e projeta melhora no 2º semestre Foto: Agência O Globo

RIO E BRASÍLIA – Depois de um início de ano vendo o recrudescimento dos casos de Covid-19 e o fim do auxílio emergencial, o varejo registrou resultados positivos entre abril e junho, graças aos dias das Mães e dos Namorados. Para este segundo semestre, com o avanço da vacinação, a perspectiva é de melhora, ainda que a inflação possa corroer parte da poupança acumulada durante a pandemia.

Livio Ribeiro, pesquisador associado do FGV/Ibre Livio Ribeiro e sócio da BRCG consultoria, ressalta que a inflação vai pressionar a renda familiar, reduzindo o poder de compra.

— Houve uma retomada no primeiro semestre. A discussão é se ela volta para onde estava antes da Covid ou se cresce a partir dali. O cenário não é de contração, mas, provavelmente, de desaceleração — diz Ribeiro. — A recuperação completa depende do mercado de trabalho.

As administradoras de shopping centers começam em breve a divulgar seus dados de vendas. Mas executivos afirmam esperar recuperação de parte das perdas dos primeiros três meses do ano.

A Ancar Ivanhoe, com 24 shoppings no país, registrou salto de 84% nas vendas em junho, na comparação com abril, mês de reabertura do comércio. Segundo o copresidente, Marcos Carvalho, a expectativa é fechar 2021 com resultados próximos ao período pré-pandemia.

Já Jini Nogueira, diretora comercial da brMalls, com 31 shoppings, afirma que, com a vacinação e o afrouxamento das restrições, o fluxo de clientes está sendo retomado:

— Nos períodos de maior restrição, os clientes passavam em média 45 minutos conosco, sendo bastante objetivos em suas compras. Agora, ficam em torno de uma hora.

Vestuário e calçados

Varejo vê recuperação nas vendas e projeta melhora no 2º semestre Foto: Hermes de Paula / Agência O Globo
Varejo vê recuperação nas vendas e projeta melhora no 2º semestre Foto: Hermes de Paula / Agência O Globo

O economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Carlos Thadeu de Freitas, projeta que as vendas no varejo desacelerem no trimestre corrente, com alta de 0,5%. Ainda assim, o segundo semestre deve fechar com avanço de 4,5%.

Segundo um relatório semanal da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) com a Cielo, desde a última semana de março, os shoppings registram recuperação nas vendas, com aumento no tíquete médio de compras em relação a 2020.

Calçados e vestuário, diz o presidente da Abrasce, Glauco Humai, têm sido os mais beneficiados, pois não tiveram o mesmo desempenho em vendas on-line que eletrônicos, por exemplo. Para este semestre, sua expectativa é de “otimismo com cautela”:

— Ainda estamos na pandemia — diz Humai.

Freitas, da CNC, também avalia que a venda de roupas ganhará força à medida que as pessoas começam a sair.

O setor calçadista projeta alta de 14,3% na produção este ano frente a 2020, com um desempenho ainda melhor em 2022. Mas condiciona esse avanço à vacinação.

— As perspectivas são boas, mas precisamos que a vacinação aconteça com toda a população, para evitar as variantes — diz o presidente da Abicalçados, Haroldo Ferreira.

O comércio de rua também vem se beneficiando. Antônio Carlos Viegas, CEO da marca Moldura Minuto, conta que, desde o início da pandemia, as lojas de rua venderem muito mais do que as dos shoppings:

— Antes era o contrário. Com o fechamento de shoppings e o fato das lojas de rua serem mais abertas, ventiladas, estas ganharam destaque.

A rede de calçados infantis Bibi, por exemplo, ganhou impulso com a retomada das aulas presenciais em várias cidades. A presidente da empresa, Andrea Kohlrausch, conta que, no segundo trimestre, as vendas cresceram 36% frente ao mesmo período de 2019 — ou seja, pré-pandemia.

Confira a matéria completa no portal do jornal O Globo !

Nenhuma resposta para "Moldura Minuto é destaque no jornal e no site O Globo"

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *