Inspirações

Decoração

Artes

Dicas para adotar o estilo escandinavo

por: Moldura Minuto

publicado: 23/08/2021

Com design minimalista, conhecido pela expressão “menos é mais”, este tipo de décor agrada quem está em busca de praticidade no dia a dia

Com conceito minimalista, o estilo escandinavo ou design nórdico, como também é conhecido, caracteriza-se por linhas retas, móveis claros, paleta de tons neutros e luz natural. Em geral, os ambientes decorados com o estilo escandinavo são funcionais, práticos e elegantes, sem excessos.

O objetivo do estilo escandinavo é criar ambientes acolhedores, propícios ao relaxamento e a receber convidados com conforto e praticidade. O foco da decoração com estilo escandinavo está na qualidade de vida, portanto a proposta desse tipo de décor é a valorização, sobretudo, da simplicidade. 

A ideia é deixar os espaços mais descontraídos e livres, para serem aproveitados da melhor forma possível.


Foto: Pinterest/CasadeIrene

Origem do design escandinavo

Foto: Pinterest/CasadeIrene

O estilo escandinavo remete aos países Noruega, Suécia, Dinamarca e Finlândia, lugares com uma condição climática bem diferente do Brasil, com dias curtos, escuros e quase sempre nublados. Justamente por esta razão é que o estilo adota o uso de cores claras, para trazer luz aos ambientes.

Vale ressaltar que o design escandinavo foi adotado por volta de 1897, com a Exposição de Artes e Indústrias de Estocolmo, na Suécia, mas seu auge aconteceu mesmo na década de 1950. Entre os artistas que representam o estilo estão Eero Saarinen, Hans Wegner, Verner Panton, Arne Jacobsen, Nanna Ditzel e Louise Campbell.

Uso de cores claras e iluminadas

As cores são um dos elementos mais importantes para definir o estilo escandinavo e as mais utilizadas são as nuances neutras e sóbrias, como branco, bege, nude e off-white. O cinza e o rosa-claro também são bem-vindos.

Elementos naturais em destaque

Outra característica marcante do estilo nórdico é a referência ao rústico e ao natural, por isso plantas e objetos de madeira, algodão, lã, fibras e pedras costumam estar sempre presentes nos projetos que exaltam o design escandinavo.

Decoração descontraída

Foto/Crédito: O Globo

Há um certo charme em alguns elementos colocados propositalmente de forma descontraída no ambiente, com aspecto meio “bagunçado”.

A decoração despojada entra em cena na decoração de estilo escandinavo, destacando objetos soltos pelo ambiente, iluminação com fios aparentes e quadros apoiados no chão.

Cada vez mais a arquitetura contemporânea lança mão do design escandinavo. Elementos que reforçam essa cultura vem sendo inseridos constantemente nos projetos de arquitetura e interiores espalhados pelo mundo.

Foto: Pinterest

Nenhuma resposta para "Dicas para adotar o estilo escandinavo"

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *