Inspirações

Artes

Inspire-se no design único de Patrícia Urquiola

por: Moldura Minuto

publicado: 27/09/2021

Lenda do design italiano, Patricia Urquiola é conhecida pela irreverência e versatilidade presentes em seus projetos e peças

Mesmo quem não está imerso no mundo da arquitetura já ouviu falar do nome Patrícia Urquiola. Espanhola radicada em Milão, na Itália, ela é referência mundial em design.

Os trabalhos desenvolvidos por Patricia Urquiola vão desde peças de design até obras residenciais, hotéis, butiques, instalações, curadorias e direção de arte. Seja projeto ou produto, todos têm uma característica marcante: a mistura de elementos clássicos e descontraídos.

Em um mundo dominado por designers homens, a espanhola não se sente intimidada. Não é à toa que possui uma extensa lista de clientes renomados, como Moroso, Kartell, Louis Vuitton, Flos, B&B e, recentemente, no ano de 2015, também passou a ser responsável pela direção artística da marca italiana Cassina.

Fã da arte dos brasileiros irmãos Campana, Patrícia Urquiola exala traços minimalistas em suas peças, mas ao mesmo tempo elas trazem cor e são carregadas de referências e significados. A designer internacional é conhecida por misturar estilos, estampas e materiais sem medo de ousar.

Peças consagradas de Patrícia Urquiola

Poltronas, cadeiras, sofás e luminárias desenvolvidas por Patrícia Urquiola aliam conforto, estética e funcionalidade.

Os primeiros reconhecimentos profissionais da designer foram pelo lançamento do sofá Lowland, da poltrona Lowseat e da cadeira Fjord pela Moroso, que se encontra hoje no MoMA em Nova York. Ela também criou a famosa luminária Bague – que conquistou o prêmio Good Design no Chicago Athenaeum – a cama Cilp e a cadeira Lazy.

Urquiola foi também uma das primeiras designers a se aproximar de uma tendência que a tornou ainda mais importante para os decoradores e arquitetos de interiores: a inclusão do artesanato em seus projetos. Ela é considerada a responsável por inserir o crochê e o tricô na decoração e por misturar diferentes tecidos e texturas, fazendo composições delicadas e cheias de leveza. Confira algumas de suas mais importantes criações:

Fjord (Moroso)

Um pedaço de concha do mar, quebrado e suavizado pelas ondas, inspirou Patricia Urquiola a criar esta poltrona, cujo longo corte faz alusão às enseadas das costas nórdicas.

Caboche (Foscarini)

Um bracelete de contas foi o ponto de partida para a concepção do pendente composto por esferas de PMMA (polimetilmetacrilato) e difusor de vidro branco matte.

Crinoline (B&B Italia)

Com um formato que remete às armações ocultas sob os vestidos no século 19, esta poltrona chama atenção também pelo desenho floral do encosto.

Tropicalia (Moroso)

A estrutura geométrica de aço tubular facetado recebe uma trama de cordas coloridas de plástico, resultando em um efeito tridimensional.

Gender (Cassina)

Composta por camadas com texturas e cores contrastantes, esta poltrona pode adquirir um caráter mais masculino ou feminino de acordo com as cores escolhidas – daí o nome da peça, gênero em italiano.

Trajetória de Patrícia Urquiola

Patricia Urquiola nasceu em Oviedo, Espanha, em 1961, mas vive e trabalha em Milão. Frequentou a Universidade de Arquitetura da Politécnica de Madrid e da Politécnica de Milão, onde se formou em 1989 com Achille Castiglioni. Professora assistente de Achille Castiglioni e Eugenio Bettinelli em Milão e Paris, Urquiola foi responsável pelo escritório de desenvolvimento de novos produtos da DePadova, trabalhando com Vico Magistretti, chefe do grupo de design da Lissoni Associati.

Em 2001, ela abriu seu próprio estúdio, com atuação em design, arquitetura e instalações de produtos. Algumas de suas peças estão expostas em vários museus e coleções, como o MoMA em Nova York, o Les Arts Decoratifs em Paris e o Museum of Design em Zurique. A designer também ganhou vários prêmios internacionais e, em 2015, foi nomeada diretora de arte da Cassina.

Fontes: Haus (Gazeta do Povo) / Casa Vogue / Etel Design

Nenhuma resposta para "Inspire-se no design único de Patrícia Urquiola"

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *