Artes

Conheça sete das mais importantes feiras de arte do mundo

por: Moldura Minuto

publicado: 25/10/2021

Retomada do circuito artístico internacional movimenta tendências e negócios

As feiras de arte mais importantes do mundo estão voltando presencialmente. Isso mesmo! Se você é um colecionador, negociante, galerista ou simplesmente um apaixonado pela arte, prepare-se: 2022 promete ser um ano aquecido de novidades para o circuito artístico internacional. 

Seguindo os protocolos internacionais de prevenção à Covid-19, a largada presencial dos eventos de arte no mundo ficou por conta da Frieze New York, seguida da ARCOmadrid e da tão esperada Art Basel, Suíça, considerada a maior feira de arte contemporânea do mundo. As renomadas Frieze London, Bienal de São Paulo e SP-Arte também abriram suas portas ao público em 2021.

No post de hoje, reunimos informações sobre sete das mais importantes feiras do circuito artístico mundial.

Frieze New York é a primeira feira presencial de arte no mundo em 2021

Foto: Brett Beyer

A mais importante feira de Nova York está de casa nova. O The Shed, localizado em Manhattan, foi palco da Frieze NY 2021, de 5 a 9 de maio, primeira grande feira de arte de renome internacional que aconteceu de forma física desde o início da pandemia. 

Por conta das restrições de entrada no país, a lista de expositores da Frieze Nova York foi reduzida em dois terços. Mas para os diversos expositores internacionais que não puderam participar do evento presencialmente, a feira mesclou o esquema presencial com eventos online via plataforma Frieze Viewing .

A maior feira de arte nova iorquina reuniu mais de 60 importantes instituições, de Miguel Abreu à Galeria David Zwirner. A edição 2021 da Frieze NY ainda contou com a participação presencial de casas brasileiras, como Mendes Wood DM e Nara Roesler, que têm sedes nos EUA, e foram apoiadas pelo projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad .

Já no viewing room, estiveram Marília Razuk e Fortes D’Aloia & Gabriel, também ligadas ao projeto, e as galerias Almeida & Dale, Kogan Amaro e Luisa Strina.

Anote aí: a data da edição 2022 da Frieze New York ainda será confirmada. Acompanhe no site oficial da instituição mais novidades e informações sobre as restrições de visita.

Fonte: Arte que Acontece/ Arte! Brasileiros

Feira de arte ARCOmadrid comemora resultados positivos em 2021

Foto: DASartes/ ARCOmadrid

Considerada uma das principais feiras de arte contemporânea do circuito internacional, a ARCOmadrid também retomou as atividades presenciais em 2021. A 40ª edição do evento aconteceu entre os dias 7 e 11 de julho e comemorou resultados positivos na qualidade dos negócios.

Segundo dados oficiais da ARCOmadrid, o evento contou com a presença de colecionadores e membros de museus como Centre Pompidou, Paris; MAMCO (Musée d’art Moderne et Contemporain), Genebra; Belvedere Cercle , Viena; Museo Reina Sofia,Madrid; MAAT, Lisboa; MALI, Lima; Mudam Luxemburgo; Museu de Arte Latino-Americana (MOLAA), Long Beach; Patrons of Artis Foundation, Israel; MASP (Museu de Arte de São Paulo), São Paulo; Fundação Serralves, Porto; Guggenheim Bilbao; Macba, Barcelona; The Cultivist, Londres e Palais de Tokyo, Paris, entre outros.

Ainda de acordo com a organização da feira, mais de 250 colecionadores vindos de 23 países estiveram presentes. Os participantes vindos da Bélgica, Alemanha, França, Itália, Portugal e Estados Unidos, Argentina, México, Colômbia, Peru, Venezuela e Brasil movimentaram um grande volume de vendas.

Fonte: ARCOmadrid

Anote aí: a previsão é que a feira de arte ARCOmadrid 2022 aconteça de 23 a 27 de fevereiro de 2022 nos Halls 7 e 9 do IFEMA MADRID. Mais informações no site oficial da instituição. Fique ligado!

Art Basel Suiça é considerada a mais importante feira de arte do mundo

Foto: Apart Art Adivsory

A espera valeu a pena! A Art Basel, na Suíça, a maior feira de arte contemporânea do mundo, reascendeu ainda mais o circuito artístico internacional.

Entre os dias 24 e 26 de setembro, a Basileia se tornou novamente a capital mundial da arte e atraiu galerias, colecionadores, curadores de museus e visitantes em geral. Em paralelo, a Art Basel ofereceu uma intensa programação com filmes, eventos, mostras paralelas, shows, entre outros.

Curiosidade: Basel é a terceira maior cidade da Suíça, localizada na tripla fronteira com Alemanha e França. Além de abrigar a Art Basel, é também considerada a capital cultural por seus mais de 40 museus e inúmeras galerias e antiquários. Fica a dica para uma viagem completa ao mundo da arte!

Fonte: Site Art Basel; Arte Brasileiros e Casa Cor

Anote aí: quer acompanhar o calendário 2022 da Art Basel, Suíça, e todas as novidades e tendências? Acesse o site oficial da instituição.

Frieze London movimenta mercado da arte com programação especial

Foto: Art Lyst

Outubro foi a vez de Londres movimentar o mercado internacional da arte. As mais importantes galerias se reuniram na Frieze London e na Frieze Masters para celebrar o espírito criativo de Londres no The Regent’s Park, de 13 a 17 de outubro de 2021.

Intitulada como Frieze Week, de acordo com a organização, o evento teve como destaque uma extensa programação em museus, galerias e parceiros com eventos paralelos. E claro! A edição online, a Frieze Viewing, expandiu a conexão do circuito artístico global.

Fonte: Frieze London

Quer saber mais?

Anote aí: acesse o site da instituição e acompanhe as atualizações da Frieze Week em Londres. Na página você também fica por dentro das novidades das Frieze NY, Seul e Los Angeles. Vai lá!

Art Basel Miami é a feira de arte mais abrangente da América do Norte

Foto: Divulgação Art Basel, Miami

Seguindo o sucesso da matriz europeia, a Art Basel Miami é a feira internacional de arte contemporânea mais abrangente da América do Norte. O evento atrai milhares de negociantes, artistas, colecionadores e apaixonados pela arte. E ela está chegando! De 2 a 4 de dezembro de 2021 (confirme o calendário e restrições no site da instituição), a feira Art Basel transforma Miami Beach em referência artística e sacode o mercado global da arte.

SP-Arte e Bienal de São Paulo são destaques no circuito artístico internacional

Claro que não poderia faltar nessa lista as principais feiras de arte do Brasil. A SP-Arte e a Bienal de São Paulo em 2021 são responsáveis pela inserção do circuito artístico brasileiro ao mercado internacional.

Maior feira de arte da América Latina, a SP-Arte (Festival Internacional de Arte de São Paulo) reúne anualmente as galerias mais influentes do circuito das artes, bem como jovens expositores, que, geralmente, se estabelecem no mercado ao participarem do evento.

A Bienal de São Paulo – antiga Bienal Internacional de Arte de São Paulo – é considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto à Bienal de Veneza e Documenta de Kassel.

Quer saber as datas e os locais dessas e de outras importantes feiras de arte do mundo? Essa página é atualizada todo mês, acompanhando o calendário artístico global e o avanço da luta contra a COVID-19.

Nenhuma resposta para "Conheça sete das mais importantes feiras de arte do mundo"

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *