Inspirações

Decoração

Minimal Chique: o desapego está na moda!

por: Moldura Minuto

publicado: 23/11/2021

Décor minimalista valoriza estética e qualidade, além de priorizar o conforto físico e visual

Você já se perguntou o que é realmente essencial na decoração da sua casa?  Já percebeu quanto tempo e energia gastamos em colocar a casa em ordem quando temos muitos móveis e objetos? Talvez seja por isso que “desapegar” esteja na moda.

Sim, aquele velho ditado “menos é mais” nunca fez tanto sentido como agora. Essa é a proposta do décor minimalista – apostar em uma estética leve, neutra e moderna, que priorize a ocupação inteligente dos espaços, tornando os cômodos mais práticos e funcionais.

A casa minimalista visa, acima de tudo, não só o conforto físico, mas também o visual, seja por meio das cores, do estilo dos móveis ou da organização dos ambientes. O minimalismo é, sem dúvida, um estilo de decoração que valoriza mais a qualidade das peças e dos elementos usados na decoração do que a quantidade.

Mas, se você é daquelas pessoas não conseguem desapegar, saiba que é uma questão de hábito. No post de hoje, vamos mostrar como o Minimal Chique veio para ficar e como essa proposta vai muito além do branco e preto.

Conceitos básicos da decoração minimalista 

Foto: Casa Três Chique

– simplicidade, conforto, praticidade e funcionalidade;
– ênfase em formas geométricas básicas;
– foco na neutralidade;
– uso de materiais, como vidro e metal. Por ser uma decoração chique e aconchegante, a proposta minimalista favorece o uso do preto e branco, a funcionalidade dos móveis e a variedade de texturas. A influência deste estilo explora o uso de materiais industriais e formas geométricas, utilizados em conjunto. A iluminação escolhida tende a ser prática e moderna.

Os quadros – elementos essenciais na decoração – conferem sofisticação ao ambiente, como é o caso das obras de arte em p&b, que podem ser usadas em diferentes formatos com imagens urbanas e abstratas. Em um espaço que valoriza a qualidade e não a quantidade de móveis, vale até um quadro impactante no cantinho do chão da sala para deixar o espaço moderno e descolado.

Portanto, é possível ousar nos detalhes sem gerar poluição visual, o que torna a decoração minimalista versátil. Perceba que a cadeira, a planta e o vaso escolhidos para o décor da sala na foto acima dão leveza ao projeto que prioriza as cores neutras.

Como usar cores em ambiente com decoração minimalista

Foto: Casa Vogue

Acrescentar um pouco de cor nos ambientes é possível, sim, em uma decoração minimalista! Porém, nada de excessos para não perder o foco. Veja a elegância desse projeto apresentado pela Casa Vogue, que favorece não só a clássica combinação dos tons preto e branco, como o cinza. Outras peças em tom pastel entram em cena de forma sútil e delicada.

A luz natural também é outra característica do estilo minimalista, o que traz ao ambiente mais aconchego, valorizando as obras de arte penduradas sobre o boiserie cinza.

Outro diferencial do estilo minimalista é a praticidade na manutenção da limpeza dos ambientes da casa, do escritório, do seu espaço preferido, enfim, sinônimo de produtividade. Quem não quer mais tempo no dia a dia?

Sala minimalista une conforto e sofisticação

Foto: Elle Magazine US

Um décor minimalista inclui escolhas inusitadas, como o projeto acima. As almofadas transmitem aconchego e conforto, ao mesmo tempo em que conferem uma proposta moderna e descolada. Nesse ambiente, a mistura do branco e preto com outras nuances neutras, como o cinza e o tom pastel, conferem mais leveza e elegância ao espaço.

Falando em quadros, o grande charme desse projeto minimalista está na escolha assertiva desses objetos, ou melhor, da composição de peças que impacta pela ousadia e sofisticação. Em meio à sobriedade da cor da parede e da simplicidade do móvel funcional, o mix de molduras constrói a personalidade do ambiente e rouba a cena com figuras abstratas e geométricas em diferentes formatos.

Décor minimalista valoriza estética e funcionalidade

Foto: Spinnel para Bruma Blanche

Uma decoração minimalista tem mais a ver com leveza e liberdade do que com paredes brancas e vazias. Olha essa ideia moderna, clean e organizada, que prova que desapegar também é valorizar a estética do ambiente!

Os abajures de metal seguem a sobriedade e elegância do Minimal Chique. O mesmo acontece com as mesas escolhidas: funcionais e com design marcante. A luz natural em abundância é favorecida pelos tons claros e transmite calor às cores neutras dos objetos decorativos.

Como nos outros projetos destacados nesse post, quadros p&b com figuras geométricas são truques de decoração muito usados no estilo minimalista. Aqui, a aposta também foi em algumas molduras com letreiros. Acesse o site da Moldura Minuto e encontre diversos modelos de quadros para um décor minimalista com muita personalidade!

Você sabia?
O estilo minimalista surgiu no período após a segunda guerra mundial, quando as famílias precisavam reconstruir as suas vidas e as condições financeira não eram favoráveis para gastos com decoração e móveis de luxo. Por isso, surgiu a ideia de utilizar o mínimo necessário para uma casa.

Minimalismo X Escandinavo: entenda as diferenças
É muito comum confundirmos os estilos minimalista e escandinavo. As duas propostas são muito parecidas, porém diferentes, principalmente em relação aos materiais utilizados na decoração. O design minimalista geralmente usa plástico laqueado e aço inoxidável ou cromado. Com o foco em materiais orgânicos, o estilo escandinavo opta por itens como móveis de madeira e objetos de fibras naturais.

Se você gostou do estilo minimalista e pretende colocá-lo em prática, inspire-se nesses exemplos do post e transforme a decoração da sua casa ou do seu escritório. Lançar mão do Minimal Chique é investir em um décor clean, moderno, sofisticado e, sobretudo, funcional!

Fontes:
Fattoria Design
Décor Fácil
Casa e Jardim
Casa Vogue

Nenhuma resposta para "Minimal Chique: o desapego está na moda!"

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *