Inspirações

Decoração

Artes

Saiba como cuidar das suas molduras

por: Moldura Minuto

publicado: 20/12/2021

Confeccionadas em diversos materiais, estas peças exigem cuidados básicos e específicos que garantem sua beleza e durabilidade

Quando falamos em molduras na decoração, o universo é vasto e encantador! Elas carregam diferentes propostas, tamanhos, formatos e são produzidas a partir de inúmeros materiais, de acordo com as demandas dos projetos de interiores.  Se você possui alguma obra de arte, por exemplo, o emolduramento tem um papel essencial em sua valorização. As molduras também são fundamentais para a preservação da longevidade de uma fotografia antiga, ilustrações ou até mesmo objetos em geral. Além disso, são peças incríveis, capazes de repaginar qualquer ambiente!

Mas, para se manterem belas por um longo tempo, as molduras precisam de certos cuidados específicos de conservação.

Interior de uma das lojas da Moldura Minuto – empresa especializada em emolduramentos especiais, que além de produtos de alta qualidade oferece consultoria especializada

Vamos começar pelo primordial! Quando você for adquirir uma ou mais molduras, procure por uma empresa especializada que preze pela qualidade. Acredite: isto será imprescindível na garantia da durabilidade do produto.  O segundo passo é conversar com profissionais capacitados. Eles saberão te orientar sobre qual material é mais indicado para o seu projeto – isto também fará toda diferença, pois espaços externos e internos pedem matérias-primas desenvolvidas especialmente para cada proposta.

Cuidados básicos e gerais com as molduras

Quarto decorado com quadros da Moldura Minuto

Com o tempo, a poeira, temperatura, a umidade e o uso de produtos de limpeza inadequados podem deixar as molduras com um visual envelhecido e desgastado. Portanto, siga sempre recomendações competentes para você manter a beleza das molduras e deixar o décor sempre com aparência elegante, clean e organizado.

Limpeza básica

Retire o pó pelo menos uma vez por semana, primeiro com um pano seco e macio ou até mesmo um pincel. Depois, independentemente do tipo de moldura, elas devem ser limpas exclusivamente com um pano úmido (bem torcido). Cuidado com os produtos de limpeza: nada de produtos químicos, água excessiva ou álcool. Lembre-se que a química, principalmente nas molduras de madeira, pode prejudicar e estragar o material. Para algumas matérias-primas, há produtos específicos para limpeza no mercado. Portanto, no caso de dúvidas, vale contratar um profissional especializado. Clique aqui e converse com um dos consultores da Moldura Minuto.

Evite a exposição solar

O excesso de luz e calor pode danificar a tela e a moldura, podendo até mesmo causar rachaduras na tinta, manchas e marcas muitas vezes irreparáveis.

Procure sinais de mofo e infiltrações

Mantenha o local bem ventilado para evitar a presença de mofo e fungo, bem como a existência de traças e insetos, principalmente atrás das molduras (caso você note alguma aparição, consulte um especialista na área). Periodicamente atente-se ao aparecimento de infiltração.

Transporte de maneira cuidadosa

Caso você tenha que transportar as molduras, tenha cuidado ao embalar as peças e posicioná-las corretamente em caixas e maletas. Uma boa opção é proteger as peças com plástico-bolha, cobertores ou papelão.

Moldura Minuto disponibiliza os mais diversos tipos e estilos de molduras; destaque para as peças confeccionadas com madeira natural e madeira de reflorestamento com revestimento

São muitos os materiais disponíveis para a produção de uma moldura. E cada insumo necessita de um olhar específico no que se refere à proteção de sua integridade.

Cuidados com molduras de cerâmica
A peça em cerâmica é resistente à água, por isso é uma excelente escolha para a decoração de áreas externas. O material é fácil de limpar (***leia acima sobre os cuidados básicos) e, além disso, resiste a manchas que tendem a se acumular com o tempo.

Cuidados com molduras de acrílico
Para garantir sua durabilidade e características originais, higienize o acrílico com água fria ou morna, com sabão ou detergente neutro, sem o uso de esponjas ou abrasivos, pois as superfícies podem facilmente arranhar. Use sempre uma flanela de boa qualidade.

Cuidados com molduras de alumínio
Retire a poeira periodicamente com um pano macio seco. Isso evita que a sujeira acumule e forme crostas nas estruturas, deixando-as com aspecto velho e mal cuidado. Uma das principais vantagens do alumínio é sua grande resistência à corrosão ambiental.

Cuidado com molduras de aço
Ao contrário de outros metais, o aço não passa por nenhum processo de oxidação natural, no entanto, com o tempo, pode ficar com aparência “suja” – tirando assim a beleza do mesmo. Neste caso, a limpeza pode ser realizada com qualquer produto, uma vez que por ser um metal pesado não perde a sua cor e brilho originais. A verdadeira atenção é em relação aos utensílios que usamos para lavar a joia, pois em superfícies lisas os riscos são muito comuns. Portanto, prefira um pano macio ou até mesmo uma esponja com água morna. Use poucas gotas de detergente neutro – caso note que a sua peça esteja muito suja.

Cuidados com molduras de bronze e cobre
Tirar o pó é uma das preocupações periódicas que você deve ter com estes materiais e vale ter atenção também ao processo de enferrujamento. Evite produtos de limpeza abrasivos e prefira os específicos encontrados em lojas especializadas. Não utilize escovas com cerdas duras, esponjas de aço, ou pedra-pome em superfícies de bronze ou cobre. Apesar de parecerem resistentes, estes metais podem ser riscados com facilidade. Dê preferência, portanto, para panos de microfibra.

Cuidados com molduras de granito
Uma importante recomendação é a aplicação prévia de um selador na pedra, prevenindo a absorção de agentes  que possam danificar a integridade e beleza do granito.  Outro cuidado a ser considerado é evitar o uso de produtos abrasivos ou muito ácidos, pois eles são responsáveis por arranhões e manchas indesejáveis.

Cuidados com molduras de prata
A oxidação da prata é um processo normal, que deixa o material com aspecto fosco ou amarelado. Mas o escurecimento e a falta de brilho são apenas superficiais. Um grande aliado da higienização deste metal é uma solução caseira: a pasta de dente branca. Use um pano ou flanela macia e esfregue a moldura delicadamente com o creme dental. Depois, basta lavar com água morna e secar bem usando um pano macio. Outra opção é utilizar produtos específicos para este fim encontrados em lojas do ramo. Se tiver dúvidas, lembre-se sempre de procurar um profissional da área.

Cuidados com molduras douradas e folheadas a ouro
A limpeza das molduras douradas e folheadas a ouro devem ser feitas com extrema cautela. Neste caso, use apenas um tecido de algodão para retirar a poeira. Se achar que deve fazer uma limpeza mais profunda, busque o auxílio de um consultor especializado.

Cuidados com molduras pretas e coloridas
A higienização destas peças é bastante simples: retire a poeira com uma flanela e, em seguida, finalize com um pano úmido bem torcido. Siga as instruções de limpeza básica.***

Cuidados com molduras brancas
Não se deve usar nenhum tipo de produto de limpeza. O correto é utilizar apenas um pano de algodão para retirar a poeira da peça. No caso de aparecimento de manchas, uma boa dica é retirar com uma borracha escolar branca.

Cuidados com molduras de gesso
Nunca molhe o gesso, pois o contato com a água acarreta na decomposição da estrutura. Para remover a poeira, prefira flanelas secas, ou seja, panos leves, ou até mesmo pincéis. Deixe o ambiente arejado. Repintar o gesso anualmente com tinta acrílica é uma maneira de manter a beleza da moldura. Para isso, converse com especialistas. E lembre-se: o gesso não suporta muito peso.

Cuidados com molduras de vidro
Os quadros que possuem vidro no seu suporte podem ser limpos com um pano de algodão umedecido com água e três gotas de álcool – reserve este pano apenas para este objetivo.  Recomenda-se também o uso de um produto especial para limpar vidros. Para finalizar, passe uma flanela seca para remover possíveis manchas. Nunca utilize aspirador de pó para limpar os quadros em nenhum dos lados. A sucção do aparelho pode estragar a tela. Na Moldura Minuto , você encontra opções de molduras feitas com vidro de 3 milímetros, antirreflexo e incolor. 

Cuidados com molduras de madeira
Remova a poeira com uma flanela macia, limpa e seca. Para garantir maior durabilidade da mesma, você pode aplicar um lustra móveis com ajuda de uma flanela também. Adquirir molduras feitas com madeiras de alta qualidade é mais que essencial, evitando, inclusive, o aparecimento de cupins. Na Moldura Minuto, você encontra lindas peças desenvolvidas com madeira natural e madeira de reflorestamento com revestimento. Além disso, consultores vão te orientar desde a instalação até a correta manutenção.

O papel da moldura certa na preservação das artes

De obras de arte a fotografias, pôsteres e ilustrações, camisetas de time de futebol, roupas de bebê (hiperlink post blog sobre roupas emolduradas), etc… vale a pena emoldurar qualquer elemento que carregue suas memórias afetivas (hiperlink post blog sobre coleção Lego). Além disso, as molduras são grandes aliadas no quesito conversação, pois impedem que os objetos entrem em contato direto com elementos corrosivos, como falamos anteriormente.

Para cada estilo, uma cor, um modelo, um material, uma forma de usar. Escolha um conceito de acordo com seu estilo preferido e permita-se ousar! As molduras conferem, ainda, um resultado incrível se usadas de maneira vazada ou como quadros, sozinhas ou em composição, no espelho, não importa! Fundamental mesmo é cuidar delas, permitindo que seus gostos e preferências permaneçam vivos e eternizados dentro de uma moldura.

Conheça os produtos e serviços oferecidos pela Moldura Minuto. Receba todo suporte e experiência de uma rede com mais de 20 anos de mercado.

Fontes:

Westwing
Casa São Paulo
casa.com.br
Atelier de Impressão
Correio*
Cleanipedia
Decorando Casas
M8 Molduras
Auratec
Anjewels
Gesso Barra Sul



Uma resposta para "Saiba como cuidar das suas molduras"

Conheça diferentes técnicas de molduras – Moldura Minuto - Blog

17 de January de 2022 às 18:25

[…] Leia também: Saiba como cuidar das suas molduras […]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *