Conheça o trabalho autoral de Rosali Plentz

Conheça o trabalho autoral de Rosali Plentz

24 de janeiro de 2022 Off Por Gotcha

Designer de obras que combinam com todos os estilos de decoração, suas gravuras têm como fonte de inspiração o emaranhado urbano e seus contrastes

Rosali Plentz é artista plástica e designer de superfície. Especialista em pinturas confeccionadas em tela com tinta acrílica e gravuras em versões digitais, sua principal inspiração durante a concepção das obras é a paisagem da cidade, com sua linearidade, seus contrastes e sua constante mutação. O emaranhado urbano é quase sempre a linha de partida das suas criações. Além disso, a pesquisa estética de Rosali é marcada pela nuance de cores e tonalidades, construção geométrica, muitas vezes a repetição, mas sempre evidenciando a fragmentação, onde cada parte é importante para a formação do todo, não importando a técnica ou o veículo que a imagem é construída.

Na decoração de interiores, Plentz mostra que a arte emoldurada dá personalidade ao projeto, podendo transitar entre o design minimalista, over ou até mesmo figurativo. “O que importa é dar identidade ao espaço, refletindo nele nosso sentimento. Como eu trabalho com linhas, cores e planos, minhas obras se encaixam em qualquer tipo de ambiente, independente da proposta.” Além de peças expostas em algumas das principais mostras nacionais, a desenhista desenvolve as interpretações tecnológicas da sua arte de maneira personalizada para a Moldura Minuto. “Eu gosto de trabalhar com a Moldura Minuto porque é uma forma de disseminar meu trabalho em regiões em que eu não teria acesso. Essa distribuição de imagens exclusivas só a Moldura Minuto tem!”. Vem ver nesse post alguns dos trabalhos incríveis de Rosali Plentz, uma artista contemporânea de grande talento.

Os caminhos de criação das gravuras de Rosali Plentz

É muito interessante imaginar como um artista desenvolve suas obras de arte. Rosali Plentz revela que suas gravuras exclusivas para a Moldura Minuto são concebidas a partir de três caminhos e que isso não interfere na qualidade e beleza das mesmas. “Para mim, o mais importante não é a forma de criar, mas o resultado final. Eu não uso perspectivas, eu vejo as coisas achatadas. E o que dá ideia de volume são as cores”, declara a artista.

O primeiro exemplo de suas técnicas está nesta obra acima. Ela reuniu objetos (vários canudinhos), em seguida fez a armação com os mesmos e registrou por meio de fotos. Depois manipulou a imagem no computador através do programa Photoshop. 

Já este segundo projeto foi desenvolvido, primeiramente, em um tablet. A partir daí iniciou-se um processo de reformulação com a ajuda de um banco de cores até alcançar a imagem ideal. Após isso, a arte também foi transferida ao Photoshop para o acabamento final antes da impressão. “Quando eu crio direto no tablet eu faço composições, ou seja, de uma única figura eu extraio outras”.

E o terceiro caminho de concepção das obras autorais de Rosali Plentz para a MM é produzir os desenhos a mão. Neste caso, uma imagem foi pintada com tinta acrílica. Em seguida, o quadro é fotografado, tornando-se uma versão digital, que é o caso desta gravura acima. “Eu desenho, depois fotografo e vou para a rua e tenho mais ideias. Com isso, elaboro diversas possibilidades no computador. Estou fascinada pela tecnologia”, conta entusiasmada. Acesse o site da Moldura Minuto para ver suas criações artísticas disponíveis para venda.

Do escritório à residência: a universalidade das obras de Rosali Plentz

Por trabalhar com a linearidade, as peças de Rosali Plentz são universais, isto é, se enquadram em qualquer ambiente e proposta de décor. Esta gravura acima, disponível no site da MM, rouba a cena na sala de reunião e ao mesmo tempo proporciona sobriedade e elegância. “Este trabalho é um desenho do emaranhando de fios da cidade. Após criá-lo eu fotografei o meu desenho”, explica.

Abaixo, a mesma obra, dessa vez aplicada em uma sala residencial. A arte fez uma bela composição com os outros quadros, que trazem os mesmos tons.

Leia também:
Como causar impacto na decoração por meio de quadros

Agrupamento e fragmentação nas obras de Rosali Plentz

Podemos dizer que as ideias de Rosali Plentz são enigmáticas. As frações geométricas são capazes de nos remeter à globalidade, como acontece com a escolha assertiva desta peça contrastando incrivelmente com o mix de texturas do ambiente. “Esse quadro é um típico trabalho digital disponível no acervo MM – com exclusividade. Ele é um acúmulo de várias gravuras digitais que eu coloquei uma sobre a outra. Então o agrupamento de janelas e construções de um centro urbano está bem representado neste exemplo”.

A simetria do criativo com a naturalidade de Rosali Plentz

As artes na parede deste belo quarto surgiram a partir de uma fotografia tirada por Rosali da sua mesa de trabalho, espaço que – é claro – acumula tintas de suas diversas criações. “Selecionei um pedaço do móvel e fotografei. Realmente achei que estava pronto e perfeito. E esse foi o resultado”. Plentz ressalta que isso é uma amostra de que o olhar do artista precisa estar sempre atento ao que lhe interessa: sejam cores, linhas, planos, muros, enfim. “Estou sempre pronta com um celular na mão buscando inspiração. Depois disso fica na memória e eu recrio novas imagens sem olhar as fotos novamente”.

Entre Linhas: lançamento de Rosali Plentz para a Moldura Minuto

“É muito emocionante saber que um pedacinho do meu jeito de ver o mundo também encanta uma outra pessoa”, confessou Rosali durante live realizada pela unidade MM Curitiba por conta do lançamento de uma das mais recentes coleções da artista para a Moldura Minuto: a Entre Linhas. De acordo com ela, a influência para essas obras surgiu durante a pandemia “quando nos vimos entre demarcações, entre linhas, dentro de casa. Pensei em grades, paredes, janelas, muros…”. 

Acesse os links das respectivas artes da foto acima: quadro 1 quadro 2

Se você se identificou com o design único de Rosali Plentz, navegue no site da Moldura Minuto. Se precisar de orientações, lá você também pode conversar com um dos nossos consultores especializados. Uma ótima opção é procurar uma das lojas da marca espalhadas por todo Brasil e em alguns países da América Latina, afinal nada como montar seu projeto com a ajuda de profissionais que entendem do assunto.

Você pode escolher o tamanho ideal da gravura ou até mesmo o tipo de impressão, estilo e cor de moldura que mais combina com o décor do seu espaço preferido. De acordo com Márcia Zanoni Calcagnotto, proprietária da loja Moldura Minuto de Curitiba, “a impressão de obras em papel fotográfico ou Canvas, por exemplo, é uma democratização da arte. O cliente pode ter em casa uma criação artística como da Rosali por preços mais acessíveis.”

Está esperando o que para trazer todo o requinte do emaranhando urbano para sua casa?

Mais sobre Rosali Maria Schumacher Plentz

Nascida na cidade de Erechim / RS em 1958. Concluiu o curso de Licenciatura Plena em Educação Artística – Artes Plásticas, em 1978 pela Universidade de Caxias do Sul, RS, Brasil. Reside e mantém atelier em Porto Alegre onde ministra aulas, e participa ativamente de projetos e atividades de artes visuais.

Fontes:
Delphus Galeria
Rosali Plentz Instagram: @rosaliplentz
Márcia Zanoni Calcagnotto – Moldura Minuto Batel/ Curitiba
Instagram: @molduraminutobatel