Inspirações

Very Peri: renda-se à cor do ano no décor mundial

por: Moldura Minuto

publicado: 07/02/2022

Saiba como repaginar seu espaço preferido com uma tonalidade que consegue unir energia com tranquilidade e simboliza criatividade e inovação

Se você é uma pessoa antenada às tendências mundiais da decoração, sabe que a “cor do ano” eleita pela Pantone – referência mundial na especificação de cores – é a Very Peri! Estamos falando de um mix entre um “azul dinâmico” e um “violeta avermelhado”, que veio para abalar positivamente as estruturas do mercado de design e decoração. Após anunciar em meados de 2021 a Orchid Flower (uma tonalidade de rosa em versão mais escura que o magenta) como referência, a divulgação da Very Peri no início de dezembro foi surpreendente e sensacional! Afinal, é a primeira vez na história da empresa que uma cor é desenvolvida do zero sem usar seu banco de dados como base. “Foi muito importante para nós criarmos um tom novo, porque temos uma visão muito nova do mundo agora”, revelou a diretora executiva do Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman.

Foto: Divulgação

Para entender melhor a essência criativa da Very Peri 17-3938, vamos lá: inspirada na popular flor murta (ou pervinca), a cor é da família do azul e apresenta uma mistura de subtons vermelhos-violetas. De acordo com seus criadores, combina lealdade e a constância do azul com a expressão, energia e emoção do vermelho. Além disso, é a junção intrigante do frio com o quente. “O vermelho introduz uma sensação fortalecedora de novidade; e novidade é o que estamos procurando”, comenta Leatrice, referindo-se ao momento que o mundo vive de retomada após os dois primeiros anos de pandemia. Ela ainda descreve a nuance como a mais alegre e mais quente de todos os azuis.

Portanto, render-se à Very Peri no décor, seja nos detalhes ou em um projeto completo, é embarcar em um universo literalmente atual e contemporâneo. Além disso, sua “presença encorajadora incentiva inovação e criatividade”. Já pensou em como tudo isso pode cair bem no seu lar? Vem ver as inspirações que reunimos neste post!

O charme da Very Peri na parede da sala vintage com lareira

Foto: Nordroom

Essa sala de estar com uma linda lareira é um dos ambientes vintage mais icônicos projetados com a cor do ano. Afinal, quem disse que uma proposta nostálgica não pode ser impactada pela atitude alegre e positiva da tonalidade, que “nos encoraja a fazer coisas inusitadas e estimula o recomeço”. O efeito da Very Peri na parede ganhou ainda mais charme com a escolha de quadros emoldurados com requinte e sofisticação.

A perfeita combinação dos tons neutros com mobiliário Very Peri

Foto: homeandecoration

Se você prefere trazer a Very Peri para os móveis, como este lindo sofá de veludo acima, e deixar as superfícies mais discretas, observe que sugestão elegante! A opção foi pelos chamados tons neutros (cinzas e nudes) – extremamente versáteis porque não chamam atenção imediatamente – nas paredes, quadros e tapetes. A moldura com arte geométrica também foi assertiva na combinação de texturas diferenciadas. O que vemos é um décor carregado de requinte e sofisticação!

Leia também:
Conheça o trabalho autoral de Rosali Plentz

Very Peri e sua positividade e tranquilidade no décor de um quarto

Projeto marypattondesign

Repare que decoração cheia de estilo e sobriedade nesse projeto! Mais uma vez a predileção foi pela Very Peri nas paredes do quarto. O contraste com o branco proporcionou uma ambientação clean e o detalhe do quadro com cor vibrante provocou um efeito alegre! A designer Mary Patton também optou por trazer outro quadro seguindo a paleta de cores do décor. O resultado é um ambiente discreto e ao mesmo tempo moderno. Segundo a Pantone, a cor do ano combina a tranquilidade constante do azul com uma infusão energética de vermelho – o que nos faz imaginar que sensacional seria dormir em um espaço com tantas influências positivas, não é mesmo?!

O toque de concentração e criatividade da Very Peri no home office

Foto: Cortesia Pantone

De acordo com a Pantone, a nova tonalidade estimula criatividade e inovação. Para aproveitar essas características, use e abuse da Very Peri em ambientes que pedem atenção e concentração. Na foto do home office acima, o matiz avermelhado da cor é reforçado na combinação com o vermelho. Já os tons pastel e o cinza-claro resultam em elegância e leveza, aliados ao toque especial de uma moldura e escultura brancas ao lado de uma planta. Dá até vontade de não sair do escritório!

Combinações de nuances Very Peri resultam em sala moderna e aconchegante

Foto: Nathalie Artaxo – Projeto do Studio Tan-Gram

Tapetes, sofás e almofadas são formas elegantes e harmoniosas de incluir o Very Peri na decoração. Por conta do matiz da cor ser uma combinação de violeta avermelhado e azul dinâmico, você pode se deparar com alguns contrastes como esse exemplo acima. Mas o que importa é a influência positiva e alegre da nossa tonalidade preferida. Nesse projeto do Studio Tan-Gram, a cor branca da parede equilibra as energias do espaço e a composição de quadros provoca um impacto clean e primoroso.

Quadros com tons Very Peri renovam ambientes sem mudanças radicais

Obra: Ana Carolina Gonçalves Padilha – Acervo Moldura Minuto

Para quem quer repaginar a decoração da casa ou escritório seguindo as tendências sem fazer grandes alterações, uma ótima opção são os quadros. Sozinhos ou em composição, é possível transformar ambientes com sofisticação. No site da Moldura Minuto, você encontra um acervo exclusivo de artistas renomados e conta com uma consultoria especializada pronta para te auxiliar nas escolhas ideais das molduras para seu projeto.

Outra opção de arte abstrata disponível na coleção da Moldura Minuto:

Obra: Rafael Pires Campezato – Acervo Moldura Minuto

O efeito encantador e elegante da Very Peri na vitrine de loja Moldura Minuto

Foto: Moldura Minuto Curitiba – projeto: arquiteta Carla Kiss

A pedido da franqueada da Moldura Minuto em Batel/ Curitiba, Márcia Zanoni Calcagnotto, a arquiteta Carla Kiss criou uma ambientação sofisticada com o toque de Very Peri. Para esse décor fascinante da vitrine, Carla escolheu obras da artista MAJA, disponíveis no acervo da rede Moldura Minuto. “É uma cor com muita personalidade e que traz uma cromoterapia visual gratuita e espontânea”, descreve a profissional.

Monte você também seu projeto de decoração influenciado pela “Cor do Ano” com a ajuda da consultoria especializada da Moldura Minuto, a maior rede de franquia de emolduramento do país e líder no segmento. Encontre uma loja mais próxima de você, clicando aqui.

Prontos para explorar a nova cor e ressignificar o décor em 2022?
“O mais feliz dos azuis e o mais caloroso vermelho trazem a mensagem do empoderamento neste mix de novidades, colocando o futuro à frente em uma nova luz”.  Vem Very Peri! 

Fontes:
Portal G1
Casa Vogue
Casacor.abril
Pantone
WGSN
Universa Uol
Bem Colar
Delas.ig.com.br
Studio Tan-Gram

*Agradecimentos:
Loja Moldura Minuto Batel/ Curitiba – Instagram: @molduraminutobatel
Arquiteta Carla KissInstagram: @carlakiss15



Nenhuma resposta para "Very Peri: renda-se à cor do ano no décor mundial"

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *