Inspirações

O jeito criativo e elegante de Carla Kiss para compor quadros

por: Moldura Minuto

publicado: 14/02/2022

A arquiteta curitibana mostra como as paredes da casa são o espaço ideal para contar histórias, eternizar momentos e refletir a personalidade dos moradores

Obras de arte e decoração de interiores é uma combinação mais que perfeita. Agora imagina uma composição de quadros impactante na ambientação de um projeto?! Por sua riqueza visual, as peças artísticas tendem a destacar melhor os revestimentos e a valorizar os mobiliários. Eles são peças-chave capazes de eternizar momentos vividos além de serem protagonistas dos melhores efeitos do décor…

Quando você resolve investir nessa proposta, a primeira coisa é saber quais seus gostos e expectativas, afinal o que faz de uma decoração um sucesso é a sublime tradução da personalidade dos seus idealizadores. Na verdade, não existem regras para a escolha das peças, ou seja, você pode seguir uma paleta de cores, temas (viagem, cinema, coleção, etnia, etc.), estilos e ainda ousar em objetos que remetam às boas lembranças da vida. Para o emolduramento, então, tudo é possível! Por isso, a importância mais que fundamental de consultores técnicos que vão ajudar em todo o processo criativo.

Para ter uma ideia da importância das imagens em projetos de interiores, há profissionais que iniciam seus trabalhos a partir dos quadros, já que eles são capazes de dar o tom da ambientação. Para Carla Kiss, arquiteta curitibana, o grande diferencial de uma composição de quadros é a possibilidade de contar histórias, pois “ao longo do tempo, as pessoas vão adquirindo coisas de valor sentimental e econômico que não podem ser desfeitas e merecem destaque. Assim as paredes podem e devem representar as memórias afetivas dos moradores. É possível misturar formatos, tamanhos, cores, texturas, tudo de maneira harmoniosa.”

Quer saber como? Vem ver nesse post alguns dos trabalhos inspiradores de Carla em parceria com a Moldura Minuto!

Mix de fotografias de viagens com obras de arte

Composição de quadros inspirada em viagens/ Projeto: arquiteta Carla Kiss

Emoldurar fotos tiradas em viagens é eternizar recordações especiais. Neste projeto acima, Carla Kiss uniu o olhar pessoal da cliente em relação ao mundo com obras de arte assinadas por artistas e que fazem parte do acervo da Moldura Minuto. O resultado é uma galeria particular elegante e carregada de sentimentos. “Quase todas as fotografias foram registradas pela moradora durante seus passeios, então mesclei com criações artísticas e chegamos neste belo resultado”, esclarece a arquiteta.

Repare na distribuição de cores, variação de formas e até um metacrilato no meio da composição que provoca um efeito inconfundível. As cores ficam muito mais vibrantes, além do brilho do acrílico que traz um ar contemporâneo. O quadro em metacrilato é muito usado em galerias de arte e museus, pois traz beleza e requinte aos ambientes residenciais ou corporativos.

Leia também:
Ideias para decorar a casa com lembranças de viagens

Mistura de quadros e molduras com diferentes estilos

Composição de quadros em lavabo/ Projeto: arquiteta Carla Kiss

A ideia deste projeto era transformar um lavabo – que era apenas funcional – em um “Lavabo Galeria”. Para isso, Carla apostou em um mix de quadros e reuniu em um só ambiente molduras clássicas com contemporâneas, foto p&b, desenhos, obra de arte abstrata, com direito a uma ilustração ao melhor estilo vintage. “Eu gosto muito de trabalhar com a Moldura Minuto, pois a marca nos permite fazer essa composição de moldura clássica e colorida com uma preta mais básica, por exemplo. Essa possibilidade impacta na proposta final! Este projeto fiz em parceria com a loja da Moldura Minuto de Batel – Curitiba”, conta a arquiteta.

Leia também:
Molduras coloridas transformam o décor do banheiro e lavabo

Peças e objetos afetivos emoldurados

Composição de quadros com proposta emocional/ Projeto: arquiteta Carla Kiss

Nada mais impactante que agrupar em uma parede quadros e objetos com valor emocional. Nesta proposta, o emolduramento personalizado roubou a cena! Além de destacar peças de design como a coleção de cadeirinhas, as esculturas do Cow Parade e de figuras africanas até gravuras assinadas e uma azuleijaria de São Francisco de Assis, as molduras são fundamentais na preservação dos objetos. “Tudo é permitido, não há limite! Podemos trabalhar com diferentes estilos e elementos. Contei à equipe da Moldura Minuto de Batel – Curitiba, sob o comando de Márcia Zanoni Calcagnotto, quais eram as expectativas do projeto. Trouxemos para o cenário as memórias do cliente, tudo que era importante para ele. Isso é muito importante!”, revela Carla Kiss.

Leia também:
Décor afetivo: peças de roupas podem ser emolduradas

Como destacar quadros valiosos na parede

Revitalização das molduras e obras de arte/ Projeto: arquiteta Carla Kiss

Neste contexto, o desafio foi valorizar as preciosas obras de arte que já estavam inseridas no ambiente com uma disposição diferente e com molduras que, de acordo com o cliente, estavam carregadas para o novo momento da residência. O desejo dos moradores era repaginar a parede da sala e vivenciar um espaço mais clean. “Quando você reposiciona e reestrutura os quadros com estruturas mais leves e modernas, a transformação é incrível!”, explica Carla Kiss. Abaixo, a imagem do ‘antes` da modificação – perceba o toque elegante e delicado da nova composição.

ANTES da revitalização/ Projeto: arquiteta Carla Kiss

Ainda tem alguma dúvida de como os quadros podem transformar um projeto de decoração? As combinações podem ser simétricas ou assimétricas, com cores ou sem cores, incluindo os mais diferentes estilos e propostas. O fundamental é encontrar o ponto de equilíbrio, uma linha imaginária central que transite entre a decoração harmônica e o bem-estar das pessoas que vivem na casa. Para isso, nada como uma orientação profissional. Entre em contato com os consultores especializados da Moldura Minuto ou procure uma loja da rede mais próxima e dê asas a sua composição!

Sobre Carla Kiss
Bacharel formada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – 1997 e especialista em Paisagismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Carla atua na área de Decoração e Arquitetura de Interiores há mais de 16 anos. Saiba mais sobre seu trabalho acessando o site: www.kissarquitetura.com.br.

Fontes:
Carla Kiss – Arquitetura e Interiores Instagram: @carlakiss15

Lojas Moldura Minuto
Blog da arquitetura
Casa Vogue
*Agradecimento especial à Márcia Zanoni Calcagnotto, proprietária loja Moldura Minuto – Batel/ Curitiba

Instagram: @molduraminutobatel

Nenhuma resposta para "O jeito criativo e elegante de Carla Kiss para compor quadros"

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *