Inspire-se no design luxuoso e confortável de Jader Almeida

Inspire-se no design luxuoso e confortável de Jader Almeida

14 de março de 2022 Off Por Gotcha

Suas criações icônicas, premiadas e influenciadas pelo estilo escandinavo transitam com leveza e harmonia em todos os conceitos de decór

Jader Almeida é um dos designers brasileiros mais reconhecidos dentro e fora do Brasil. As centenas de móveis e acessórios que levam sua assinatura são vendidas em países como EUA, Canadá, Londres, Paris, Tóquio, Austrália, Espanha, Suíça e Nova Zelândia. Estão na lista de criações premiadas do arquiteto catarinense cadeiras, poltronas, mesas, aparadores, banquetas, bancos, racks, sofás, estantes e luminárias! 

O grande diferencial de Jader está no processo de materialização dos seus projetos. A visão estratégica do profissional alia o mais avançado sistema de fabricação moveleira com o tratamento requintado e insubstituível do acabamento manual. O que faz de seu trabalho único e inovador! “Crio peças não para protagonizar um espaço, mas para serem coadjuvantes. Meu design é fruto de um trabalho extremo de simplificação projetual e, ao mesmo tempo, do ponto de vista da produção, minhas peças são muito detalhadas”, revela.

Sendo assim, morar em um ambiente decorado com o mobiliário assinado pelo designer é um verdadeiro convite ao luxo e ao conforto! Influenciado pelo estilo escandinavo, Jader Almeida evidencia elementos irreverentes e funcionais, iluminação suave e diferenciada, paleta de cores neutra e mistura de materiais. O efeito não poderia ser diferente: marcante e acolhedor, funcional e elegante!  “O traço é muito caracterizado pela leveza, pela coerência e pela proporção muito bem resolvida”, comentou em entrevista ao jornal Tribuna do Norte.

O designer ainda destacou seu compromisso com a engenharia dos acabamentos. “Quando alguém compra algo assinado por Jader Almeida, a pessoa tem uma perspectiva baseada em alta qualidade de matéria-prima e execução, seja na madeira, metal, cortiça, vidro”. Melhor do que isso é só conferir algumas das criações emblemáticas de Jader Almeida. Confira! 

Banco CHEIG

Desenvolvido em 2009, o banco CHEIG é sinônimo de beleza e inovação. Possui estrutura de madeira moldada e laminada na parte interna com estofado feito em tiras trançadas e pespontadas ou patchwork.

Cadeira MIA

A cadeira MIA foi contemplada mundialmente pelo IF Design Award em 2017 – um dos títulos mais prestigiados do universo do design. Além de confortável, agrega beleza à decoração. A peça tem estrutura e braços em madeira maciça. Assento e encosto estofados com espumas de alta densidade.

Mesa LEGG

A mesa de jantar LEGG tem como principal característica a esbelteza de linhas suaves que combinam traços ortogonais e orgânicos. Produzida em metal fundido, seu desenho celebra a união do minimalismo e da elegância à estabilidade e resistência. O móvel recebeu premiação em 2016 no renomado Good Design Award Chicago- USA.

Para-Sol BIRD

Foto e projeto do ambiente: Gisele Taranto Arquitetura

O conceito desse para-sol parte do princípio básico de uma folha que filtra a luz do sol, proporcionando uma sombra suave. Os elementos responsáveis por essa penumbra possuem a forma de uma asa e são conectados à estrutura, que permite o movimento do BIRD em diferentes ângulos, além de girar 360 graus no eixo perpendicular ao chão.Um elegante para-sol para momentos de relaxamento”, classifica o designer sobre o produto também vencedor do Good Design Award Chicago – USA e medalha de prata no International Design Award – ambos eventos ocorridos em 2021.

Apenas quatro exemplos….mas que contam um pouco da história e estilo único do artista que se tornou referência no mobiliário internacional. Inspirados nesse conceito moderno, aconchegante e luxuoso, reunimos interiores decorados com algumas das criações de Jader Almeida! Vem ver!

A sobriedade e elegância do p&b em ambiente projetado por Jader Almeida

Foto: Reprodução Sollos – Casa Cor

A estrela desse décor é a premiada cadeira OLIVE – apresentada ao público em 2020. A peça se destaca pela geometria criada a partir de um inusitado jogo de apoios feitos de metal fundido em uma composição harmônica de materiais. “O assento estofado parece flutuar enquanto o encosto apoia as costas e os braços para o conforto de quem nela senta”, descreve o artista. 

Repare que todo ambiente segue a proposta de elegância e praticidade. As luminárias são charmosas e eficazes. As cores branca e preta em quase todos os detalhes proporcionam sobriedade e sofisticação. E, claro, a escolha de um quadro com moldura preta e gravura p&b – seguindo as nuances do projeto – valoriza o cenário. Para os mais ousados, vale até arriscar uma composição de quadros impactante para contrastar com a decoração funcional ao melhor estilo minimalista!

O toque luxuoso e delicado de Jader Almeida em sala de jantar com a mesa BANK

Foto: Divulgação Jader Almeida

Acima, uma sala de jantar deslumbrante ambientada com a famosa mesa BANK, cadeiras, estantes e luminárias projetadas por Jader Almeida. O mix das cores branca e preta com os tons pastéis confere delicadeza e primor ao espaço. A iluminação discreta em conjunto com o lustre primoroso proporciona um impacto chique sem exageros. E a aposta por paredes neutras preenchidas com quadros grandes e, ao mesmo tempo, sóbrios resultam em um decór com sofisticação e bom gosto.

O design escandinavo de Jader Almeida em sala com tons neutros, terrosos e metais

Foto: Site Jader Almeida- Showroom Balneário Camboriú

Poucos móveis com estilo singular, muito conforto, linhas retas e um visual envolvente! O design escandinavo de Jader atrai pela funcionalidade e evidencia que o simples e elementar é sinônimo de elegância. A combinação das cores neutras com tons terrosos aliados ao brilho dos metais dourados provoca um efeito minimalista sublime.

As linhas generosas e confortáveis de Jader Almeida em sala iluminada e moderna

Foto: Site Jader Almeida – showroom localizado em São Paulo

Cada elemento escolhido para esse décor apresenta características peculiares que vão da beleza à praticidade. Uma combinação que revela uma atmosfera clean, moderna e imponente. Observe as linhas generosas e confortáveis do sofá azul e da poltrona marrom clara e como se encaixam perfeitamente nesse cenário decorado com paredes e pisos neutros, mesas pautadas na leveza, iluminação natural e o famoso pendente MUSH – luminária de aço-carbono com banho de latão e vidro – que mesmo discreto consegue protagonizar com seu traço silencioso. E para completar a ambientação não poderia faltar um quadro, aquele elemento que dá vida e personalidade aos projetos de interiores!

A sofisticação e leveza das criações de Jader Almeida em uma sala de jantar

Foto: Site Jader Almeida – showroom localizado em Natal/ RN

O desenho de Jader Almeida é consistente e contínuo.  Neste exemplo, as linhas do mobiliário primam pela funcionalidade e leveza visual. Os tons pastéis garantem um toque acolhedor, clean e fresco ao espaço decorado com elegância. Mais uma vez, a iluminação natural e a sutileza das luminárias transmitem sensação de calor ao decór. E como nos outros projetos destacados nesse post, os quadros completam a ambientação de forma primorosa.  

A influência elegante e descontraída de Jader Almeida em cozinha contemporânea

Foto: Marcia Silveira Ambientações

A funcionalidade surpreende a decoração dessa cozinha. Observe o design nada convencional dessa mesa/fruteira com uma iluminação acoplada. Aliás, sua forma minimalista e o acabamento metalizado lembram uma peça de joalheria. Outro detalhe que chama atenção são as molduras pretas vazadas combinadas com fotos, que proporciona um toque divertido e descontraído ao ambiente. Definitivamente um decór moderno, clean e organizado, que prova que desapegar também é valorizar a estética do ambiente!

Quer saber mais sobre Jader Almeida?

Nascido em 1981, no estado de Santa Catarina, o artista teve seu primeiro contato com a indústria de mobiliário aos 16 anos. Formado em Arquitetura, passou por todos os setores de produção, desde a elaboração de protótipos e gabaritos, até a montagem e usinagem. Desde 2004, ele mantém uma sólida parceria com o Studio Sollos no processo de fabricação da sua linha de móveis e objetos, além de atuar como diretor de criação da empresa. Sociedade essa que já rendeu para Jader Almeida dezenas de premiações nos últimos 10 anos, além da participação nos mais importantes eventos de arquitetura e design mundial.  Atualmente, ele mantém showrooms localizados em importantes localidades do Brasil.

Para finalizar nosso post, vale a pena destacar a preocupação de Jader Almeida com a longevidade do seu conceito, ou seja, o arquiteto desenvolve peças capazes de transpor o tempo. “É como eu sempre digo, eu não vendo uma cadeira, eu vendo estilo de vida. O conjunto faz com que os elementos tenham um valor agregado e uma longevidade. São peças que viajam pelo tempo e permanecem elegantes, pois seus atributos de atemporalidade podem permanecer com as pessoas por várias gerações, passando de herança para filhos, netos e assim por diante”.

É preciso falar mais alguma coisa para entender por que a arquitetura artística de Jader Almeida é a verdadeira expressão do decór contemporâneo?!

Deixe-se influenciar por esse estilo único e renove a decoração do seu ambiente preferido com molduras personalizadas. Clique aqui e conheça o acervo exclusivo de arte e fotografia da Moldura Minuto, a maior rede de franquias de emolduramento de luxo no país!

Leia também: Very Peri: renda-se à cor do ano no décor mundial

Fontes da matéria:
Viver Curitiba
Viva Decora
Casa Cor
Tribuna do Norte
Revista Use
Casa.com.br