Coleção Olaria: a perfeita combinação da cerâmica com a madeira

Coleção Olaria: a perfeita combinação da cerâmica com a madeira

21 de março de 2022 Off Por Gotcha

Quadros exclusivos da Moldura Minuto são inspirados na natureza e impactam pela beleza tridimensional e versatilidade no décor, em verdadeiras “joias de parede”

Quem pensa que a cerâmica na decoração é coisa da antiguidade, engana-se! Nas últimas décadas, peças produzidas com essa arte estão cada vez mais inseridas nos lares contemporâneos, seja por seus benefícios quanto pela busca por propostas mais distantes das rotinas tecnológicas e aceleradas da atualidade. Afinal, estamos falando de um material natural, sustentável, atóxico, resistente e desenvolvido de maneira artesanal!

Sendo assim, seu design orgânico e sua vasta possibilidade de cores fazem da cerâmica um componente perfeito para enfeitar qualquer ambiente da casa, seja naquela estante do escritório, mesa do jantar, utensílios da cozinha, bem como um adorno no quarto.  Agora, já imaginou as paredes do seu espaço preferido ganharem esse toque especial e sublime de quadros com elementos em cerâmica? 

Foi pensando nisso, que a Moldura Minuto – maior rede de franquias especializada em emolduramento de luxo no país – lançou a Olaria, uma coleção exclusiva com artes inspiradas nos elementos da natureza e toda a liberdade poética que eles despertam em cada um de nós quando mergulhamos no vasto mundo da decoração de interiores.

Feitas à mão, cada peça traz uma narrativa muito forte no conceito de “joia de parede” graças aos tons marcantes dos objetos em cerâmica e seus significados, e a combinação ímpar com molduras personalizadas em madeira e fundos que remetem a solos rochosos e arenosos. Uma série pioneira que mescla a impressão de imagens exclusivas com a técnica da tridimensionalidade, transpassando o papel da cerâmica como utilitário e retomando a sua função primordial pura e limpa de adorno. Uma verdadeira obra-prima! 

“O grande diferencial da Olaria está não somente em emoldurar peças de cerâmica, que comumente são aplicadas como utilitárias ou soltas pela casa, mas em elevar o material à categoria de ‘joia de parede’. Cada quadro abriga muita história, textura e sofisticação, como as cerâmicas merecem”, destaca Malu, curadora de arte da Moldura Minuto.

Quer também se influenciar pelo encanto e versatilidade da cerâmica nos quadros? Confira neste post todo o simbolismo e elegância da coleção Olaria, exclusiva da Moldura Minuto!

Coleção Olaria une sofisticação e significados marcantes

A coleção Olaria permeia absolutamente todos os tons naturais e neutros, por isso as obras se encaixam em ambientes que vão dos clássicos aos modernos. Minimalistas e cheias de texturas, são verdadeiras experiências visuais e despertam o senso de contemplação.

“É uma coleção democrática que passeia por diversos espaços e que convida o olhar do espectador a observar peça por peça para apreciar os detalhes que uma receita simples de barro e fogo pode proporcionar. Quem se apaixona pela série é geralmente atraído pelas tonalidades ou texturas que são só reveladas após a queima. Então acredito que a Olaria conversa com pessoas de vários perfis, que gostam de apreciar arte nacional e contar histórias através da decoração. Um público com muito estilo e personalidade”, revela  a curadora de arte.

Abaixo, conheça algumas das obras da coleção Olaria:

O fogo flutuante no centro – coleção Olaria Moldura Minuto

Essa peça foi exclusivamente desenhada para retratar o movimento das chamas que são acesas para a queima da cerâmica. O tom mais avermelhado deixa essa influência ainda mais intensa e enriquece a experiência de olhar mais cuidadosamente para a textura da obra, desenvolvida com terracota queimada em alta temperatura. O acabamento da moldura caixa com 4 cm de profundidade é de folhagem natural de madeira pau ferro, passe-partout liso e vidro incolor. Definitivamente, Fogo é o elemento mais forte da coleção!

Para mais informações sobre Olaria Fogo, clique aqui.

A areia flutuante no centro – coleção Olaria Moldura Minuto

Bem leve e cheia de texturas, Areia é produzida em argila craft. O resultado do corte remete aos desenhos que são formados pelo vento no chão arenoso. Para valorizar o elemento artesanal, o acabamento da moldura caixa com 4 cm de profundidade é de folhagem natural de madeira freijó, passe-partout liso e vidro incolor.

Para mais informações sobre Olaria Areia, clique aqui.

A água invertida e flutuante no centro – coleção Olaria Moldura Minuto

Água! Esse é o item mais delicado da coleção, pois seu formato leve e fluído faz parecer que a peça está transbordando da natureza. Sua composição – argila rústica queimada em alta temperatura – remete a maleabilidade do material e reflete também a surpresa dos processos de queima. Acabamento: moldura caixa com 4 cm de profundidade feita com folhagem natural de madeira freijó, passe-partout e vidro incolor.

Para mais informações sobre Olaria Água, clique aqui.

O fluído flutuante no centro – coleção Olaria Moldura Minuto

Com formato leve, engraçado e fluído, é uma das peças mais elaboradas em questão de desenho. Também é repleta de textura em relação ao material: argila Londres queimada em alta temperatura. De composição fácil, a obra convida para um olhar mais atencioso aos detalhes das texturas naturais. Acabamento: moldura caixa com 4 cm de profundidade feita de folhagem natural de madeira freijó, passe-partout e vidro incolor.

Para mais informações sobre Olaria Fluído, clique aqui.

O ar flutuante – coleção Olaria Moldura Minuto

Considerado o quadro mais lúdico deste acervo, o Olaria Ar representa o movimento do ar na natureza que pouco sofreu com calor forte. Seu acabamento é único e completamente orgânico através do uso de terracota queimada em baixa temperatura com tingimento em esmalte branco acinzentado. Esse recorte faz com que a obra se movimente durante a queima e é aí que está a grande brincadeira do ar e o fogo! Acabamento: moldura caixa com 4 cm de profundidade de folhagem natural de madeira freijó, passe-partout e vidro incolor.

Para mais informações sobre Olaria Ar, clique aqui.

Beleza e conceito da coleção Olaria encantam segmento de design e decoração

Interior do escritório ALINE RAISER arquitetura design em Sorriso -MT

Quando a arquiteta Aline Lorenzi Raiser chegou à loja da Moldura Minuto localizada em Sorriso (MT), ela tinha um objetivo para a ambientação do seu escritório. “Queria trazer para o meu trabalho justamente uma proposta que mostrasse algo exclusivo, como os nossos projetos.”  E foi quando a Ana Luiza Balieiro, proprietária da franquia da Moldura Minuto localizada em Sorriso, apresentou a coleção Olaria à Aline. 

“O grande diferencial para mim, como franqueada, é o fato de eu oferecer aos clientes peças especiais emolduradas. Em poucos dias de exposição aqui na loja, todos ficaram encantados com a exclusividade e o fato de serem elementos em cerâmica produzidos com queima natural e manual, evidenciando a beleza rústica e menos industrializada. É uma coleção muito elegante”, explicou Ana Luiza.

Diante disso, a arquiteta Aline não teve dúvidas. “Escolhi um quadro da série, pois me tocou em função das peças artesanais presentes nas obras. Dá a sensação que mostra ‘as mãos’ por trás de algo e isso se torna único.” No cenário acima na foto, a composição de quadros ganhou o toque emocional e significativo do emolduramento da planta baixa da primeira casa da família de Aline, feito de maneira personalizada pela Moldura Minuto.

A beleza da coleção Olaria também foi nomeada para estrelar as paredes do apartamento da arquiteta, que contratou as profissionais Marina e Karina, da Escala Arquitetura.Interiores, para ambientar o décor do seu living. Veja o resultado: 

Living decorado por Escala Arquitetura.Interiores em Sorriso (MT)

“A intenção foi fugir da monotonia e manter a sobriedade, porém apostando na sofisticação. Por isso, escolhemos os tons terrosos vibrantes em vários detalhes. E com a brasilidade da coleção Olaria, conseguimos criar um ambiente bem moderno, alegre e agradável. Na verdade, os quadros foram o nosso ponto de partida para iniciarmos o projeto de decoração”, explicam as profissionais Marina Zandonai e Karina Zandonai.

Para conhecer todo o significado do quadro Olaria Sólidas escolhido por Aline para seu escritório, clique aqui. Ou saiba mais sobre as obras Cota I e Cota II selecionadas para a sua residência.

A designer de interiores Luciana Gibaile conhecendo a coleção Olaria na loja Moldura Minuto Batel, Curitiba

Convidada por Márcia Zanoni Calcagnotto, proprietária da franquia Moldura Minuto em Batel, Curitiba, para conhecer a coleção Olaria, a designer de interiores Luciana Gibaile teve uma reação que não poderia ser diferente: “surpreendente e inovadora”.  A profissional explica os motivos que a deixaram encantada pela novidade: “amei a composição e a proporção dos elementos, o jogo de luz e a sombra que as peças fazem sobre a tela de fundo”. 

Para Márcia, que além de empresária tem formação em arte, a coleção é um sucesso porque foi muito bem pensada. Afinal, mais do que a própria cerâmica, o que a torna diferenciada é a totalidade da obra, ou seja, molduras confeccionadas com lâminas naturais que valorizam a criação como um todo. “Eu gosto também da linha minimalista e dos detalhes como o da sombra que a própria peça cria dentro do quadro. É uma ideia que traz movimento e vida.

Além disso, o conjunto da obra tem tudo a ver com o natural. As tonalidades que vão desde cinza, areia, argila, terra (um pouco mais quente), tudo se conversa muito bem.”Segundo a curadora de arte Malu, da Moldura Minuto, essa boa aceitação dos objetos decorativos em cerâmica é uma tendência crescente. No caso da coleção Olaria, a especialista pontua o fato de ser uma vertente completamente nacional, o que também vai de encontro com o movimento da rede Moldura Minuto de enaltecer e valorizar a produção artística nacional.

Clique aqui para conhecer o acervo de obras exclusivas disponíveis para você montar seu décor preferido!

E mais do que isso! Segundo Luciana Gibaile, trazer os elementos naturais da coleção Olaria para a decoração de interiores funciona como reconexão e resgate das nossas origens. “Estamos em um país tropical, penso que trazer isso para dentro das nossas casas ajuda a resgatar nossa autenticidade, além de dar vazão para olhar cenários que muitas vezes não conseguimos desfrutar pela correria do dia a dia”, define.

Já Aline lembra algo que torna ainda mais relevante o efeito provocado pelas peças. “Essa coleção pode ser definida pela nossa principal busca nesse momento da história: humanização. Faz com que nos sintamos melhores e mais conectados com a natureza e os seres humanos, isso nos toca mais sentimentalmente.”

Preparados para ressignificar a decoração da sua casa ou escritório? Clique aqui e conecte-se ao apaixonante mundo dessas sublimes criações da coleção Olaria.

E vêm mais novidades por aí! Aguardem! 😍

Fontes:
Consultoria Moldura Minuto
ALINE RAISER arquitetura design – Instagram @alineraiser_arquitetura
Luciana Gibaile Interiores – Instagram @lucianagibaileinteriores
Marina Zandonai e Karina Zandonai Escritório Escala Arquitetura. Interiores – Instagram: @escalaarquitetura.interiores
Lider interiores
Com Alma
*Agradecimento especial às franquias

Moldura Minuto de Batel/Curitiba – Instagram @molduraminutobatel
Moldura Minuto Sorriso-MTInstagram @molduraminutosorriso