Aposte na sofisticação nada exagerada dos quadros oversize

Aposte na sofisticação nada exagerada dos quadros oversize

11 de abril de 2022 Off Por Gotcha

Entenda porque eles não só impressionam pela ousadia e personalidade, como também são os grandes protagonistas num décor elegante e sofisticado

Você quer repaginar a decoração do seu ambiente preferido sem precisar fazer modificações complexas? A dica do post de hoje são os quadros oversize! Aquele toque especial e impactante que faltava para transformar o décor da sua casa ou escritório. E engana-se quem acha que os quadros grandes são um sinônimo de exagero. Ao contrário, eles refletem personalidade e transmitem elegância e sofisticação sem excessos, por resultarem da escolha de um único elemento de bom gosto no espaço como protagonista.

Embora não existam regras rígidas, alguns truques podem ajudar na melhor escolha. E são os profissionais no assunto que vão te orientar na decisão assertiva em relação ao tamanho e estilo dos quadros, pois é preciso se atentar ao espaço onde a obra de arte será inserida para explorar a sua criatividade, bem como combinar com os demais objetos da decoração.  O grande lance é valorizar as peças e evitar que o ambiente fique carregado.

Para a arquiteta Denise Tanese, proprietária da franquia Moldura Minuto Iguatemi Alphaville, em São Paulo, “as molduras grandes nunca são demais, se levarmos em conta a dimensão do lugar e da parede. O importante é entender que o quadro oversize tem que ser o elemento que se destaca sozinho no ambiente e, ao mesmo tempo, se conecta perfeitamente com o restante do décor”.

Conversamos também com a arquiteta Cinthya Lopes, do escritório Cinthya Lopes Arquitetura e Construção, que realiza diversos projetos em parceria com a franquia Moldura Minuto de Sorriso-MT.  E ela foi categórica! “Eu amo usar quadros oversize em meus projetos. Eles valorizam o espaço e transmitem emoções. Primeiro, analisamos se o ambiente comporta um quadro grande ou apenas menores. Se sim, mãos à obra”, empolga-se.

Vem ver nesse post as inspirações de ambientes com quadros oversize confeccionados com o know how de 24 anos da Moldura Minuto, a maior de franquias de emolduramento de luxo personalizado do país! Dá-lhe ousadia!

A combinação harmônica e delicada de quadro oversize na ambientação do décor

Foto: Moldura Minuto Iguatemi Alphaville-SP

Para este projeto da designer de interiores Ednéia Bonassi, optou-se por um quadro de 1,65m x 1,65m. Composta por várias unidades, mas apenas uma imagem, a peça foi desenvolvida com a consultoria da franquia Moldura Minuto Iguatemi Alphaville-SP. Perceba a delicadeza das cores e a combinação perfeita com o ambiente, principalmente com as belas cadeiras de veludo. “Se você reparar na última parte do quadro, você verá uma imagem espelhada no lago. Quando você corta uma das imagens, por exemplo, tem a sensação que está olhando por uma janela. Então isso faz com que essa imagem pareça um outro quadro”, comenta a arquiteta Denise Tanese. Sendo assim, mesmo com a escolha de um oversize, o resultado é um décor harmônico e suave.

Leia também: Conheça diferentes técnicas de molduras

Quadro oversize causa efeito surpreendente em sala com decoração suave e discreta

Foto: Moldura Minuto Iguatemi Alphaville-SP

Uma árvore dentro de casa? Temos em formato de quadro oversize! Para a confecção deste emolduramento foram selecionadas imagens de várias árvores recortadas. E o grande desafio, segundo Denise da Moldura Minuto Alphaville, era conseguir passar a impressão de ser uma única árvore. Um trabalho minucioso! “Encontramos as imagens e montamos de maneira que os galhos tivessem uma continuidade. Com a medida final de 2m de altura x 1,80m de largura, recriamos a ideia de uma árvore dentro de casa”. Observe que a peça, mesmo sendo diferenciada e grande, conversou de forma assertiva com o decór suave e discreto do ambiente. Isso é ser protagonista com elegância!  

A exuberância de quadro oversize e seu impacto afetuoso na decoração 

Obra de Eloa Jane Environmental Art. Emolduramento: Moldura Minuto Iguatemi Alphaville-SP

Imagina um quadro oversize que reproduz um “retrato” da família por meio de uma trama com folhas de revistas? Essa obra de Eloa Jane Environmental Art não poderia receber um emolduramento que não estivesse à altura do primor e requinte da peça. E a missão foi dada à equipe da Moldura Minuto Iguatemi Alphaville, em São Paulo. “Optamos por uma moldura caixa para proteger e conversar a arte. Já o acabamento em dourado envelhecido da moldura foi para realçar os tons da arte”, revela a arquiteta Denise. E como é possível ver na foto, esse quadro oversize eternizado na parede lateral da escadaria que leva aos cômodos da casa chama atenção pela beleza e provoca sensações de afeto e conforto. 

A harmonia e conexão do quadro oversize em espaço gourmet com design tropical 

Projeto: Cinthya Lopes Arquitetura e Construção

O décor deste espaço de churrasco e recreação da família, projetado pela arquiteta Cinthya Lopes, ganhou amplitude com o quadro oversize fixado ao fundo do cenário. Além disso, a peça confeccionada pela franquia Moldura Minuto de Sorriso (MT) teve um papel fundamental na harmonização do paisagismo. Perceba que os tons azuis da obra combinam com piscina e com o ar tropical do ambiente. A delicadeza da moldura preta intensifica a beleza da imagem. É como se ele fosse o centro da atenção. 

Abaixo, o efeito do quadro grande em um ângulo de visão mais aberto. Aliás, que cenário! Um ambiente que transborda beleza, conforto e relaxamento.

Projeto: Cinthya Lopes Arquitetura e Construção

Leia também: Coleção Olaria: a perfeita combinação da cerâmica com a madeira

O efeito deslumbrante de um quadro oversize em uma recepção de escritório

Projeto: Cinthya Lopes Arquitetura e Construção

Você tem a impressão de ver uma janela com vista para o paraíso? É apenas um quadro oversize produzido com a mais alta qualidade pela Moldura Minuto de Sorriso (MT). E essa é a recepção do escritório da arquiteta Cinthya Lopes, também em Sorriso (MT). “Esse quadro tem a função de tranquilidade, paz e sofisticação para esse ambiente, sem falar que é altamente atemporal”, descreve a profissional. Cinthya ainda surpreende pela escolha singular dos elementos que compõem a decoração do espaço. O resultado é muito requinte e modernidade.

Confira abaixo a perspectiva lateral. E note que um quadro não precisa necessariamente estar pendurado em uma parede.

Projeto: Cinthya Lopes Arquitetura e Construção

Sala de cinema residencial com quadros oversize temáticos em preto e branco

Projeto: Cinthya Lopes Arquitetura e Construção

No projeto de decoração acima, o cliente pediu à arquiteta Cinthya Lopes que reunisse duas grandes paixões em sua sala particular de cinema: o filme Velozes e Furiosos e uma cena emblemática de Charles Chaplin. Assim, entraram em cena os quadros oversize manufaturados pela Moldura Minuto. “Nós preferimos investir nas imagens em preto e branco, investindo no conceito de clássicos do cinema. E eternizamos as paixões do cliente”. 

Selecionamos, abaixo, mais duas imagens de quadros oversize produzidos pela Moldura Minuto de Sorriso (MT) em parceria com o escritório Cinthya Lopes Arquitetura e Construção. Eles são as estrelas do décor de uma importante fazenda de produção de soja. 

Esse primeiro quadro foi instalado no interior do escritório do diretor da fazenda. E ele escolheu uma plantação de soja, que é a essência do seu trabalho.

O segundo quadro protagoniza os corredores da empresa, por onde transitam funcionários e visitantes. A arquiteta explica que o fato de estar em um local com muita circulação de pessoas foi o motivo da predileção pela imagem de uma colheitadeira de soja em ação. “Decidimos intencionalmente por essa foto da máquina com aspecto enferrujado. A ideia foi trazer um efeito de história, de suor, de muitos anos de trabalho. O emolduramento no tom cobre combina com a proposta”, relata Cinthya Lopes.

E as dicas profissionais não terminam por aqui!

“A vantagem de usar um quadro estilo oversize é que ele tem o poder de ampliar o espaço e transmitir calma, paz e harmonia para o ambiente, sem que se faça necessário investimento em muitas outras peças de decoração, ele por si só preenche esse espaço”, complementa Cinthya.

A arquiteta Denise também enfatiza: “A imagem é o grande diferencial no caso de um quadro oversize. É fundamental que a gravura ou fotografia combine com a decoração e estilo dos moradores. Tem que causar uma boa sensação, um bom sentimento. Sendo assim, o quadro nunca será “over”! Deu para entender a fórmula do sucesso? Clique aqui para conhecer o acervo exclusivo da Moldura Minuto. Escolha uma arte para seu quadro oversize e emoldure de forma personalizada. São muitas opções e estilos! Consultores especializados estão prontos para te ajudar! Ou clique aqui para encontrar uma loja MM mais próxima de você, que conta com a maior rede de franquias de emolduramento de luxo do país.

Leia também: Inspire-se no design luxuoso e confortável de Jader Almeida

Fontes:
Moldura Minuto Consultoria
Agradecimento especial:
Moldura Minuto Sorriso/MT  Instagram: @molduraminutosorriso
Moldura Minuto Iguatemi Alphaville/SP Instagram: @molduraminutoalphaville
Designer de interiores @edneiabonassidesigner
Cinthya Lopes Arquitetura e Construção Instagram @cinthyalopes.arquitetura