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Franquias Moldura Minuto: modelo de negócio voltado para o sucesso

por: Moldura Minuto

publicado: 02/05/2022

Seja no formato de rua, shopping ou contêiner, lojas da maior rede de franchising de emolduramento do país têm baixo custo fixo e operacional, com alta lucratividade

Se você busca independência financeira, gosta de arte, fotografia, design, décor e inovação constante, a Moldura Minuto é o negócio que você estava procurando para se tornar um empreendedor de sucesso. Além da consolidação como a maior rede de franquias de emolduramento premium do país, a marca é a única no segmento de decoração que oferece serviços de impressão de fotos em vários tipos de suporte, molduraria personalizada, venda de obras de arte e assessoria em projetos de interiores em um único lugar. Ou seja, a empresa tem um cardápio completo e é uma ótima oportunidade para quem quer empreender, com todo o suporte de uma rede credenciada e respeitada.

E toda essa exclusividade fica ainda mais atrativa quando falamos em modelos diferenciados de franquias oferecidos pela Moldura Minuto aos investidores. Todos os formatos apresentam baixo custo fixo, baixo custo operacional, são de fácil operação e alta lucratividade. O plano de negócios da rede atende diferentes perfis de empresários, bem como as necessidades de suas respectivas regiões e de seus clientes potenciais. 

Em outras palavras, você pode ser um franqueado de uma loja de rua da Moldura Minuto, de uma loja de shopping center ou no formato contêiner, por exemplo. Cada tipo tem suas vantagens e particularidades, e é recomendado pela franqueadora a partir de análises de mercado e comportamentos de usuários locais, não apenas do valor a ser investido. 

 “Nós tínhamos muitos interessados em ingressar no segmento, mas o capital não era suficiente para adquirir uma loja. A partir daí, a marca pensou em uma proposta que aproximasse a arte da moldura de potenciais investidores com custos operacionais ainda mais reduzidos. Surgiu então a MM Smart voltada para lojas de rua e shoppings”, explica Antonio Viegas, CEO & Founder Moldura Minuto. Ele ainda enfatiza que um dos segredos do sucesso da marca como franqueadora está nessa diversidade dessa operação no varejo.

Quer mais motivos para entender que a Moldura Minuto é o negócio que você procurava? Temos muitos! Líder de mercado, a marca é considerada uma das maiores margens de lucro do franchising brasileiro, segundo dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising. Estamos falando de 24 anos de expertise, que resultam em mais de 60 lojas espalhadas pelo Brasil, mais de 30 mil quadros vendidos por mês e faturamento anual em torno de R$ 33 milhões anuais. 

Venha conhecer os diferenciais e atrativos dos modelos de franquia da Moldura Minuto! Reunimos nesse post tudo que você precisa saber para tomar a decisão correta de qual formato mais combina com o seu perfil de empreendedor. Também conversamos com quem já faz parte do time e quem acabou de se tornar um franqueado. Prepare-se para encontrar o negócio para chamar de seu! 

Principais vantagens de se tornar um franqueado da Moldura Minuto

Franquia Moldura Minuto no Goiânia Shopping-GO

Sinônimo de negócio consolidado e testado, o modelo de negócio da Moldura Minuto se tornou referência para o setor de franchising brasileiro, principalmente no segmento de decoração. Veja as vantagens sensacionais de se tornar um franqueado da Moldura Minuto:

– BAIXO CUSTO FIXO
Loja compacta gerando o lucro que você merece, com equipe enxuta e eficaz; 

BAIXO CUSTO OPERACIONAL
Sem estoque para o seu dinheiro não ficar parado, sem perda de produto com vencimento ou item fora de linha;

– FÁCIL DE OPERAR
Seu foco passa a ser 100% na venda, pois a Moldura Minuto cuida do restante para você!

– ALTA LUCRATIVIDADE
A Moldura Minuto tem uma das maiores margens de lucro do setor de franchising brasileiro, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Outro ponto que chama atenção é a versatilidade do negócio. A franquia Moldura Minuto, seja em shopping, rua ou contêiner, foi estruturada para ser compatível tanto com grandes centros urbanos como pequenas cidades que tenham mais de 90 mil habitantes. Além de tudo isso, o franqueado tem a liberdade para incluir sua personalidade no projeto, criando e inovando de acordo com seu perfil e região. Claro, sempre com o respaldo e orientação da marca que desenvolve um trabalho de implantação do negócio pautado em know-how adquirido em mais de duas décadas de atuação!

Vamos aos modelos de operação? 😊

Franquia Moldura Minuto Container: projetada para quem busca mobilidade e lucro rápido

Moldura Minuto Container – Divulgação

Presente atualmente em alguns estacionamentos da rede de supermercados Pão de Açúcar, a franquia Moldura Minuto no estilo Container visa praticidade e facilidade na aproximação com o cliente da marca. Por conta da configuração, é possível, por exemplo, participar de eventos e testar pontos comerciais. Outro quesito é o público-alvo da MM Container: é o mesmo consumidor seleto da rua e do shopping, só que mais regionalizado, ou seja, os famosos “bairristas”. Assim, ninguém fica para trás! “O grande diferencial do público desse tipo de estabelecimento, como o Pão de Açúcar, é a assiduidade e a fidelidade”, conta Viegas. 

Lembrando que a Moldura Minuto Container não executa serviços de emolduramento no local. O ponto funciona como uma captação e os pedidos são realizados por lojas de shopping e de rua mais próximas dele. Por isso, o cliente poderá retirar o item finalizado em até 24 horas. O contrato de locação da loja container também é bem atrativo, pois não há muita complexidade e o franqueado pode levar a operação dele para onde ele quiser.

Segundo o CEO da marca, as franquias que já estão recebendo as demandas dos contêineres tiveram um aumento médio de 33% na produção. Dessa forma, os novos negócios também ajudam a rede de investidores atingir um faturamento maior. E tem mais: “Os atuais franqueados também podem abrir lojas container, se quiserem. É interessante para eles ter esses pontos de coleta em supermercados, que funcionam como extensão do negócio”. 

Franquia MM Smart: conceito compacto e inovador, baixo investimento e alta lucratividade

Franquia MM Smart – Divulgação

O conceito de franquia MM Smart pode ser implantado tanto em lojas de rua como de shopping centers.  Com investimento a partir de R$ 120 mil, a marca identifica junto ao futuro franqueado qual o melhor modelo de operação, de acordo com a demanda da praça de atuação e a expectativa do investidor.

O grande lance está em comandar um negócio pioneiro e revolucionário que oferece um mix de produtos e serviços, tais como:

✓ Emolduramento customizado;

✓ Composições personalizadas de quadros;

✓ Consultoria em projetos de decoração com quadros;

✓ Impressão digital em papel fotográfico e canvas;

✓ Quadros prontos;

✓ Artes e fotografias do acervo Moldura Minuto;

✓ Espelhos;

✓ MM Instala*;

✓ MM Imprime*.

*Conforme homologação.

E mais bacana ainda é pensar que, para oferecer tudo isso, é necessário uma estrutura com baixo custo operacional, que pede no máximo de dois a três colaboradores. Tudo foi pensado a partir da chave: baixo investimento e alta lucratividade. “O que o franqueado precisa se preocupar é com as vendas. O restante a gente cuida de tudo!”, afirma o CEO.  

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Números da Moldura Minuto Smart: 

Investimento inicial: R$ 120.000,00

Faturamento médio: R$ 70.000,00

Lucratividade média: R$ 14.000,00

Retorno do investimento: de 12 a 16 meses

Margem de lucro: 20%

Agora, a dúvida é: ter uma MM Smart no shopping ou uma MM Smart na rua? Veja a seguir!

Leia também: Moldura Minuto e a singularidade no atendimento a franqueado

Moldura Minuto em lojas de rua e shoppings: negócio com visibilidade e fidelização dos clientes

Franquia Moldura Minuto em Bauru-SP

Se a proposta é atender não só o cliente final mas também um público de especificadores, como arquitetos e designers de interiores, o formato MM Smart de rua é o seu negócio ideal! Nesse conceito, o franqueado está apto para realizar parcerias profissionais que envolvem, além das obras de arte e emolduramento, assessoria e execução de projetos completos de decoração.

Leia também: Moldura Minuto é destaque na Revista Exame em ranking sobre melhores franquias

Em relação às lojas de shoppings centers, a vantagem é que as lojas de rua não têm luvas comerciais e o valor do aluguel é bem mais baixo. “O comércio de rua cresceu absurdamente nos últimos anos, principalmente no pós-pandemia. O brasileiro se acostumou a consumir em lojas de rua. Podemos também destacar que é um público mais direcionado, geralmente que conhece a marca, tanto no caso de profissionais da área, como do público final”, esclarece Antonio Viegas. E quando localizadas em importantes centros comerciais, as franquias de rua atingem um nível alto de faturamento por conta da grande circulação de pessoas no local.

Moldura Minuto no shopping Villa Lobos-SP

Sobre visibilidade, as lojas posicionadas em shopping centers são consideradas extremamente atraentes. Esse fluxo de pessoas de domingo a domingo é um dos grandes diferenciais. “Você paga mais para caro operar dentro do complexo, por conta do condomínio e luvas comerciais, porém tem a garantia de uma movimentação mínima mensal”.

Afinal, a loja de shopping engloba tanto o público que adora passear com a família, quanto aquela pessoa que tem horário contado e está resolvendo questões ou se alimentando, na hora do almoço do trabalho, por exemplo. “Nesse caso, ele solicita o serviço de emolduramento e em apenas uma hora pode retirar o seu quadro. É o tempo de almoçar com os colegas”. Portanto, é um formato que atende bem a urgência de um consumidor que está apenas de passagem pelo local e lembrou que quer presentear alguém, por exemplo. Ou quer uma solução eficiente para a renovação do décor do seu espaço preferido. 

Uma coisa é certa… em todos os modelos de negócio da Moldura Minuto, o franqueado tem grandes vantagens, que são características da marca, sobretudo, a partir do seu custo operacional. “Se compararmos com segmentos como o de alimentação, é infinitamente mais vantajoso o custo operacional da Moldura Minuto. O custo fixo também é vantajoso, pois as lojas não precisam ser grandes para operar o modelo de negócio, e isso impacta inclusive no aluguel. O custo fixo é um dos itens que aflige o investidor, pois, independente das vendas, é um compromisso do empresário. E quando conseguimos essa redução do custo fixo, isso torna o negócio menos arriscado e mais atrativo”, ressalta o CEO.

Outro diferencial é não trabalhar com estoque, ou seja, o dinheiro do franqueado não fica parado, porque os produtos não têm vencimento, não têm validade e não saem de linha, ao contrário, a arte não cai de moda e está sempre em alta, independente de estilos e estações. E tem mais! O empresário da Moldura Minuto só necessita de quatro horas por semana para gestão da operação do seu negócio. Isso mesmo! E isso só é possível por que seus colaboradores estarão totalmente treinados e capacitados pelo programa suporte ao franqueado.

E existe um perfil de investidor Moldura Minuto para atuar na rua ou no shopping?
O que existe é o estilo de vida de cada empreendedor e a expectativa em relação ao negócio. A pessoa que tem mais disponibilidade e disposição, por exemplo (não que tenha que estar sempre presente), pode investir em uma loja de shopping, que opera aos sábados até à noite e domingo ao longo do dia. No caso de emergências, por exemplo, o franqueado precisa estar disponível para sua equipe, mesmo que por telefone. A loja de shopping não para!

Já o franqueado de loja de rua tem um estilo de vida menos acelerado. “Ele quer ter um negócio, quer ter sucesso, mas também quer ter tempo para a família em um domingo. Ele quer resultado e também liberdade”, caracteriza Antonio Viegas.

Patrícia Santana: atriz e nova franqueada Moldura Minuto Vila Mariana-SP

Patrícia Santana é a mais nova integrante da rede de franquias da Moldura Minuto. O ponto comercial escolhido para sua loja de rua fica localizado na Vila Mariana. “A relação com a marca tem sido de muita parceria e trocas positivas. A Moldura Minuto tem uma equipe excelente, que, desde o início, nos deu todo suporte necessário, e isso sem dúvida é fundamental para minha evolução como franqueada”, relata. 

Ela ainda conta por que decidiu empreender e por que a escolha foi pela Moldura Minuto: “A nossa história iniciou muito antes de me tornar franqueada, pois eu já era consumidora e admiradora da marca. O que me chamou atenção é que sempre acreditei que pudesse trabalhar com algo que fizesse a diferença na vida das pessoas, algo que, com o passar do tempo, não apagasse da memória das pessoas. Eu vi na Moldura Minuto essa possibilidade! Conheci a história da marca e o que ela é capaz de entregar ao consumidor. E logo pensei: é isso! Aqui, eu posso trabalhar fazendo a diferença, eu vou ter a chance de conhecer pessoas e gostos, terei a chance de eternizar histórias”.

O mais interessante é que, antes de se tornar empreendedora, Patrícia atuava como atriz e modelo. O que mostra como a modalidade de negócio da Moldura Minuto combina com diferentes perfis de investidores. “O ponto que mais chamou a minha atenção foi a identificação com o conceito da marca em emoldurar os momentos importantes das pessoas, fazer com que através da moldura você possa personalizar os ambientes da sua casa, hotel ou escritório dando, um toque de modernidade. A nossa expectativa como de qualquer negócio é oferecer excelência em termos de experiência para o consumidor final e obviamente gerar retorno suficiente para continuar expandindo os negócios com abertura de novas unidades em um futuro próximo”. 

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Franquia Moldura Minuto em Vitória-ES

Gian Zucolotto é franqueado há mais de dois anos da Moldura Minuto. Sua loja está localizada em Vitória, no Espírito Santo.  Ele lembra que a previsão de inauguração era para março de 2020 e o planejamento foi interrompido por conta da pandemia. E foi em um dos momentos mais difíceis que o mundo viveu que ele sentiu a força da marca. “Enquanto todos olhavam com pessimismo o cenário econômico, eu passei a enxergar como uma grande oportunidade. Pois as pessoas passaram a ficar mais em casa. E em algum momento isso impactaria em um boom no mercado da decoração”, conta o empresário. Dito e feito! 

Atualmente, sua franquia é considerada uma loja conceito da marca, literalmente uma galeria de arte! “A Moldura Minuto lançou tendência no Espírito Santo. Nós criamos nosso circuito de decoração, somos líderes absolutos. E nosso grande diferencial é ser uma galeria de arte. Além de todo serviço de emolduramento, os arquitetos contam bastante com nossa expertise. Para que esse trabalho fosse possível, recebi todo um suporte e conhecimento vindo da franqueadora, como treinamento de vendas e de produção, montagem da loja etc. O posicionamento da marca foi fundamental”, afirma Gian.

Ele menciona que no primeiro momento sua ideia era ter uma loja de shopping. E que foi justamente durante a conversa inicial com a marca, que ele foi apresentado aos modelos de negócio e conheceu o Espaço Moldura Minuto Gabriel, que opera na rua de decoração mais conhecida do país, e se apaixonou pelo formato. “Era como eu queria trabalhar: com uma pegada de galeria de arte e entendia que existia uma carência muito grande na minha região”.

Diante dessa experiência vivida por Zucoloto, enfatizamos a importância de olhar para o negócio de maneira estratégica e acreditar na orientação especializada da marca. “O suporte da equipe de expansão, do próprio Antonio, o CEO, foi fundamental. Pois entendi que valia a pena investir mais alto nessa região. O respaldo para encontrar o ponto comercial também foi fundamental. Nós desenhamos juntos um plano de negócios a longo prazo, de cinco anos pra frente. Eu fiquei convencido de que seria um negócio muito mais interessante e duradouro estar com uma loja de rua, principalmente em relação ao plano que eu tinha para o Espírito Santo. Eu entendi meu perfil como franqueado”, descreve.

Percebeu que opções e motivações é o que não faltam para o empreendedor que quer investir em um mercado promissor como o da Moldura Minuto!?

Definitivamente reconhecida pelos franqueados, a Moldura Minuto registra 94% de índice de satisfação na rede e já conquistou oito selos de excelência em franchising da ABF.

Leia também: Moldura Minuto é destaque novamente na Exame!

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Fontes:
Equipe de expansão Moldura Minuto
Franquia Moldura Minuto Vitória-ES   Instagram: @molduraminuto.vitoria
Franquia Moldura Minuto Bauru-SP Instagram:  @molduraminutobauru
Franquia Moldura Minuto Vila Mariana-SP Instagram: @molduraminutovilamariana
ABF – Associação Brasileira de Franchising

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