Franquia

Conheça as principais tendências e insights em 2022 para franquias?

por: Moldura Minuto

publicado: 19/05/2022

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Com tantas dificuldades enfrentadas nos últimos anos devido às consequências da pandemia de Covid-19, o mercado das franchisings deve se manter forte e apostar nas tendências e insights em 2022 para franquias como forma de recuperação.

Apesar da crise, no final de 2021 o faturamento de franquias no Brasil passou dos R$ 167 bilhões conquistados em 2020 para R$ 185 bilhões, apresentando um crescimento de 10,7%, segundo os dados da Associação Brasileira de Franchising.

De acordo com a ABF, a flexibilização das medidas restritivas impostas pela pandemia e a digitalização das franquias que investiram em operações online, foram fatores que contribuíram para o bom desempenho do mercado. 

Os dados deste estudo indicam que 11 segmentos apresentaram maior crescimento em 2021, os principais foram os de Casa e Construção, que apresentaram uma alta de 19,3% e saúde e beleza, com elevação de 10,5%. 

Já para 2022, a ABF estima um crescimento de 9% do faturamento, de 2% das redes e 5% das unidades. Além disso, a associação fez a projeção do número de novos empregos que pode aumentar 5%.

Inspirados neste estudo e nas especulações de crescimento do setor neste ano, preparamos este conteúdo para te ajudar a ficar por dentro das principais tendências e insights em 2022 para franquias e alavancar ainda mais o seu negócio. Confira!

O que esperar de 2022 para o universo das franquias?

Como já vimos que 2021 foi um ano de crescimento e novas adaptações para o mundo do franchising, este ano a espera é de uma melhoria ainda maior para o cenário além de novas tendências no próprio perfil do consumidor. 

Melhora no cenário

Com a maior parte da população vacinada com duas ou três doses e com a volta das atividades normais e do comércio, é possível que estas medidas colaborem para aliviar o mercado, que ainda estava tenso por conta da pandemia.

A ABF espera um crescimento considerável e favorável no setor, ultrapassando os 8% que foram previstos para 2021. Inclusive, com a ajuda da vacinação, a associação já confirmou que este ano terá a Feira de franquias, conhecida como ABF Franchising Expo, ela deve acontecer entre 22 e 24 de junho. 

Com certeza isso já demonstra o quanto o cenário para este ano é confiante para a retomada total do franchising. 

Mudanças no perfil do consumidor

Durante todo este período de pandemia e isolamento social, muitas mudanças aconteceram no comércio e por consequência no mercado de franchising, mas uma coisa é certa: o perfil do consumidor também acabou sofrendo alterações. 

Hoje em dia os consumidores estão mais cautelosos e possuem outras preferências de compra, como é o caso dos deliverys, que vem apresentando um aumento considerável desde 2020. 

Esta modalidade de compra está cada vez mais atrativa, especialmente para quem procura por mais facilidade, segurança e instantaneidade durante a compra. 

As compras online também alavancaram com a medida imposta para evitar o contágio do Covid-19. As compras online já estavam em constante crescimento antes mesmo de 2020, mas com a pandemia, mais pessoas perceberam a praticidade de comprar via e-commerce. 

Outra questão que vem mudando no perfil do consumidor é a escolha pela sustentabilidade, que vem aumentando a procura por produtos e serviços pet friendly, cruelty-free ou eco-friendly.  

Por esta razão, tanto as empresas quanto as franquias foram obrigadas a entender esta nova necessidade de seus consumidores e adotar alternativas para atendê-las. Afinal, não aceitar as mudanças e adotá-las, é dar a vitória para a concorrência. 

Veja as principais tendências e insights em 2022 para franquias

Nem todos os segmentos de franquias agiram da mesma forma em meio a pandemia, e foi justamente isso que fez com que alguns segmentos crescessem em relação aos demais, no entanto, algumas coisas se tornaram unânimes, um dos exemplos foram as formas para contornar os impactos causados pelo distanciamento social. 

Sendo assim, para manter um bom desempenho em meio a crise, é importante entender como funciona o mercado e o que pode fazer diferença na hora de atrair o cliente. Isso pode ser uma das chaves para o sucesso. 

As coisas vão melhorar, mas ainda há insegurança no mercado

A tendência é que o mercado volte a funcionar normalmente com a retomada total do comércio, contudo, depois de tantos meses em meio à crise, é comum que os empreendedores ainda se sintam inseguros. 

Afinal de contas, a maioria das cidades já estava se preparando para a retomada quando se iniciou a segunda onda da pandemia, no início de 2021. 

Mas vale ressaltar que o franchising sempre foi visto como o “porto seguro” para quem pretende ter o próprio comércio, isso por já se tratar de uma marca consolidada. É claro que isso não mudou, investir em uma franquia em 2022 continua sendo um ótimo negócio para quem deseja empreender.

Mas em um cenário pós-pandemia, se tornar franqueado pode ser visto como uma via dupla, onde tanto o franqueador quanto o franqueado precisam se recuperar, vendo por este lado, uma expansão da rede pode ser uma ótima opção.

Mudanças na forma de pagamento

Como vimos anteriormente, muitas mudanças ocorreram em meio a esta crise causada pela pandemia, uma delas diz respeito às novas formas de pagamento. Uma delas foi o surgimento do PIX, uma forma mais prática e barata de realizar uma transação bancária sem a necessidade de cartões.

O uso do cartão de crédito também teve um crescimento durante este período, uma vez que muitas pessoas optam pela facilidade de rapidez na hora de comprar, pagar e receber sem a necessidade de esperar alguns dias até o pagamento cair para o produto ser enviado. 

Mesmo assim, ainda é importante considerar a existência de clientes mais velhos, que não estão acostumados com o uso de eletrônicos ou cartões de crédito. Nessa situação, ainda é cabível o pagamento em dinheiro, boletos ou cheques. 

Deliverys e serviços de entrega

Tanto os serviços de deliverys quanto os de entrega e transportadoras apresentaram um crescimento considerável a partir de 2020, especialmente no ramo alimentício ou de entregas de lojas de departamento. 

Esta elevação foi responsável por suavizar as perdas durante estes meses e deve ser mantida no futuro. Optar por um sistema próprio de entregas pode contribuir com a sua rede de franquias e ainda te ajudar a conquistar novos clientes. 

Limpeza e cuidados sanitários

Embora o quadro da pandemia esteja melhorando, devemos considerar que ela ainda não acabou. Na maioria dos locais as regras ainda são as mesmas: distanciamento social, uso de máscaras em locais fechados e higienização constante. 

E esta é mais uma tendência que não deve mudar tão cedo, primeiro porque as pessoas já se acostumaram e viram os benefícios que é promover a higienização constante das mãos e de objetos. Segundo, por conta do tempo que ainda levará a imunização completa de toda a população. 

Sendo assim, é essencial garantir todo o processo de higienização dentro das redes, que podem ser avaliadas através de consultorias ou suportes, para garantir que estejam ocorrendo de forma adequada. 

Este também é um passo essencial para garantir conforto e segurança ao cliente, uma vez que sua rede se importa com a saúde do público. 

Formato de franquias

Um dos modelos de franquias que mais cresceu na pandemia foi o home based, ou seja, franquias menores que oferecem serviços dentro da própria casa do franqueado, sem a necessidade de altos investimentos e nem da locação de ponto comercial. 

Bom, como podemos imaginar, esta tendência se deu devido ao isolamento social e a nova modalidade de trabalho remoto, ou seja, dentro de casa. Atualmente diversas franquias nacionais possuem este formato de franchising. 

Além disso, a tendência é que a pandemia mude também o formato dos trabalhadores, fazendo com que a modalidade home based se torne ainda mais favorável a quem prefere trabalhar no conforto do seu lar. 

Aposta na tecnologia

A tecnologia está em constante crescimento e transformação, e ela foi essencial para a maioria das empresas lidarem com a crise durante a pandemia. Por esta razão, é natural que ela continue sendo necessária. 

O uso de tecnologia é capaz de facilitar e automatizar a vida tanto do cliente quanto do empreendedor, facilitando a gestão do negócio, podendo ser utilizada para sua expansão.

Treinamentos online

Novamente devido ao isolamento social, as empresas passaram a atuar com o treinamento online, que é capaz de ganhar mais velocidade de constância, facilitando sua chegada aos funcionários e franqueados. 

Isso já vem acontecendo desde 2020, mas deve continuar, uma vez que muitos especialistas estão apostando na materialização deste formato de ensino e treinamento. 

ESG (Environmental, Social and Governance)

Outra mudança no quesito consumidor, é que eles abriram os olhos para a organização das empresas e franquias, agora, as questões sociais e de sustentabilidade estão sendo cada vez mais procuradas. 

Esta nova procura deve se manter pelos próximos anos e deve inspirar as marcas a terem mais transparência, desenvolvendo serviços e produtos inspirados em ações sociais, governamentais e ambientais.

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