Artes

Coleção Entrelace: arte têxtil contemporânea em formato de quadros

por: Moldura Minuto

publicado: 13/06/2022

Série exclusiva da Moldura Minuto aposta na riqueza das artes manuais e remete a tradições do artesanato e da costura nacionais e internacionais

O mercado da decoração acaba de ganhar uma nova coleção exclusiva da Moldura Minuto – a maior rede de quadros e molduras do Brasil. É isso mesmo! Depois do sucesso da Olaria, que explorou a beleza tridimensional da cerâmica como “joias de parede”, as artes têxteis chegaram para trazer uma proposta única e incrível às paredes dos projetos de interiores, com delicadeza e sofisticação. O nome dessa coleção estrelada é Entrelace!

“A coleção Entrelace veio para trazer sofisticação aos projetos de interiores. Em um universo onde a fotografia predomina, a nossa coleção chega com um papel importante, que é o de dar valor às obras de artesãos e proporcionar composições exclusivas e de grande impacto no décor. Nossos clientes que valorizam a arte notam os quadros assim que entram na loja, antes mesmo da gente apresentar a ideia. E isso é maravilhoso!”, relata Jessica Magri, gerente da flagship Moldura Minuto Gabriel. 

Para a concepção de peças singulares, o coletivo criativo da marca trouxe para dentro dos quadros as mais variadas técnicas de arte têxtil contemporânea. Em contraponto à produção em escalas maiores das tapeçarias clássicas, as molduras ganharam tamanhos menores, de forma que podem passear livremente por todos os ambientes da casa, sempre seguidas por uma parte da mobília ou apenas fixadas às paredes, com intuito de criar um visual neutro e marcante e, claro, carregado de significados.

 “O processo de criação da coleção Entrelace foi todo permeado de surpresas maravilhosas. Enquanto na Olaria o fogo que revelava as texturas e nuances de cor, na Entrelace o que revela o belo é a mistura de materiais com técnicas que precisam ser muito bem aplicadas. Ela nasceu da união do emolduramento em madeira com peças artesanais feitas a partir de materiais e técnicas de costura e artesanato”, descreve a curadora artística da Moldura Minuto e responsável pelo desenvolvimento das peças, Malu. 

O grande lance da Entrelace é o fato de ser uma coleção que aposta em um passeio afetuoso pelas artes têxteis, e essa conexão com o sentimento e expectativa das pessoas é um diferencial. “Estamos atentos ao movimento da sociedade, que agora está com essa pegada slow, mais afetiva e atenta aos detalhes, até mesmo por conta do período pós-pandêmico. Nosso objetivo é transformar a percepção de tendências comportamentais em arte e levá-la para o dia-a-dia dos nossos clientes”, ressalta Malu. Em outras palavras, a maior rede de molduraria premium do país dita tendências no universo de decoração. “A coleção Entrelace da Moldura Minuto é delicada, atual e antenada com tendências de comportamento, decoração e arte”, complementa Sônia Maria de Carvalho, franqueada da Moldura Minuto Galeria Paulista.

Com tanta inspiração, convidamos você a olhar para os ambientes do piso à parede e também aos móveis que compõem o décor do seu espaço preferido. Mergulhe em um universo que resgata a história de milhares de costureiros e tapeceiros por todo o mundo por meio de quadros que exploram as matrizes africana, indígena e asiática. Vem ver nesse post imperdível!

Características das peças da coleção Entrelace de quadros exclusivos Moldura Minuto

Coleção Entrelace – Foto: Divulgação

Cada peça da coleção Entrelace conta com uma técnica diferente e apresenta outros materiais também utilizados na produção têxtil, como o metal, os botões, as linhas tingidas com pigmentos naturais e os efeitos visuais dos diferentes tipos de linhas em algodão. As composições recebem ainda obras numeradas e assinadas uma a uma para enriquecer essa viagem visual de muita arte e histórias. As técnicas abordadas foram: costura de cordas, macramê, meadas, tricotin, blockprinting e crochê. 

“Não é só ter um item bonito nas paredes de casa, pois cada trama produzida por artesãos conta uma história. Vale ressaltar que mesclar obras da Entrelace com outros quadros nas paredes é uma escolha assertiva para quem deseja renovar o ambiente e não ficar preso apenas em imagens”, comenta Sônia da Moldura Minuto Galeria Paulista. 

Abaixo, conheça algumas das obras que compõem a coleção Entrelace. Começamos pelas duas peças mais exclusivas da série (Flor de Jabuticaba e Branca) das renomadas artistas Gabi Castilho e Bruna Otaviano, respectivamente:

FLOR DE JABUTICABA – coleção Entrelace

Obra exclusiva de Gabi Castilho (@ateliergabicastilho) para Entrelace Moldura Minuto

A obra FLOR DE JABUTICABA tem como ideia abordar aspectos relativos aos sentimentos de presença e ausência e foi criada a partir das lembranças de elementos da natureza marcantes e conectados às memórias de infância da artista Gabi Castilho. A composição abriga o tecido lonita, 100% algodão e tule sintético. A impressão conta com a técnica de estamparia manual blockprinting, cuja matriz foi gravada em madeira tipo cedro rosa e a tinta é acrílica com base água.

Detalhes do emolduramento: moldura caixa de madeira freijó com 4cm de profundidade, revestimento interno em paspatur off-white.

Para mais informações sobre Entrelace FLOR DE JABUTICABA, clique aqui

BRANCA – coleção Entrelace

Obra exclusiva de Bruna Octaviano (@brunaoctaviano) para Entrelace Moldura Minuto

BRANCA é uma peça única e assinada pela artista Bruna Octaviano que produziu única e exclusivamente para nossa coleção de arte têxtil. A obra é uma tapeçaria feita a mão no tear de pente liço com lã 100% algodão.

Detalhes do emolduramento: 40cm x 60xm; moldura caixa com 5cm de profundidade em acabamento de madeira freijó, paspatur off-white e vidro incolor. Técnica: Tapeçaria Manual.

Para mais informações sobre Entrelace BRANCA, clique aqui.

MÍRIS – coleção Entrelace

O MÍRIS é um macramê em formato de arco-íris com quatro cores vibrantes. Todas as linhas têm a mesma espessura e nesta técnica não é utilizada colas ou costuras. O formato se sustenta por meio da delicada pressão aplicada no entrelace dos fios 100% algodão.

Detalhes do emolduramento: 40 x 30, moldura caixa de madeira freijó com 4 cm.

Para mais informações sobre Entrelace MÍRIS, clique aqui.

MACRÊ – coleção Entrelace

O MACRÊ é um pequeno painel com diferentes entrelaces da técnica de macramê. Neste painel também não é utilizado costuras ou colas e cada detalhe apresenta um tipo de nó e texturas diferenciadas.

Detalhes do emolduramento: 40 x 60, moldura caixa de madeira freijó com 4 cm, revestimento interno de linho.

Para mais informações sobre Entrelace MACRÊ, clique aqui.

CROCHÊ RENDADO I – coleção Entrelace

O CROCHÊ RENDADO I é uma das peças mais afetivas da coleção, pois enaltece duas técnicas nacionalmente conhecidas: o crochê e a renda.

Detalhes do emolduramento: 40 x 30, moldura caixa de madeira freijó com 4 cm, entre vidros.

Para mais informações sobre Entrelace CROCHÊ RENDADO I, clique aqui.

INFINITO – coleção Entrelace

A obra INFINITO é assinada por uma artista paulistana e moradora de Vitória, no Espírito Santo, produzida na técnica de tricotin, que consiste em revestir um fio de arame maleável com linhas tricotadas. A obra representa tanto na cor quanto no significado da palavra a infinidade de possibilidades que a arte têxtil apresenta.

Detalhes do emolduramento: 40 x 60, moldura caixa de madeira freijó com 4 cm, revestimento interno de linho.

Para mais informações sobre Entrelace INFINITO, clique aqui.

ARCÓS – coleção Entrelace

ARCÓS são quatro arcos irregulares produzidos na técnica modernista de costura contemporânea e que trazem formatos orgânicos aos cordões em algodão preto com detalhes evidentes de linhas de costura em tom dourado.

Detalhes do emolduramento: 45 x 67,5, moldura caixa de madeira freijó com 4 cm e revestimento interno de linho.

Para mais informações sobre Entrelace ARCÓS, clique aqui.

Clique aqui também para conhecer a coleção completa Entrelace.

Leia também: Conheça diferentes técnicas de molduras

Clientes especiais que se encantaram com a coleção Entrelace Moldura Minuto

Ana Paula Padrão conhecendo a coleção Entrelace da Moldura Minuto

A nova coleção da Moldura Minuto é capaz de resgatar memórias através da riqueza de detalhes que apresenta. Esse foi o sentimento da jornalista Ana Paula Padrão, cliente da Moldura Minuto, que conheceu a Entrelace em primeira mão na flagship Moldura Minuto Gabriel. “A série foi capaz de fazer com que eu me recordasse de quando minha avó tentou me ensinar a costurar e ao mesmo tempo de viagens que eu fiz para a África e para a Ásia, incrível como quando a gente se atenta aos detalhes que ela apresenta somos capazes de viajar no tempo”, confessa a apresentadora. Ana Paula gostou tanto dos quadros que levou um deles para a casa, presenteada pela equipe da marca.

Nesta imagem acima, a jornalista está posando para a foto com o quadro BOTÃO, uma série de texturas e brincadeiras poéticas de intervenção têxtil contemporânea também. A obra inteira abriga botões de madeira natural, bolas de cerejeira e contas de mescla tartaruga.

Para mais informações sobre Entrelace BOTÃO, clique aqui.

A beleza de um projeto de interiores com a coleção Entrelace Moldura Minuto

A curadora artística da Moldura Minuto reforça o toque especial e diferenciado que a coleção Entrelace entrega ao décor! “Abrigar uma obra de arte têxtil que não necessariamente seja uma tapeçaria ou recorte de moda num projeto convida o expectador para revisitar o tema com um olhar de personalidade elegante e sofisticado”.

Convite irrecusável, concordam? ❤️

As várias faces da coleção Entrelace Moldura Minuto

Versatilidade que fala!? A franqueada Sônia da unidade Moldura Minuto Galeria Paulista ressalta a multifuncionalidade da coleção Entrelace para os consumidores e profissionais arquitetos e designers. “Há uma infinidade de utilidades, não só composição em paredes, mas decoração de estantes, aparadores e outros móveis, criando assim um espaço único. A coleção tem tonalidades relacionadas à natureza e são facilmente combináveis com qualquer ambiente da casa, desde salas a banheiros”.

Dentro desse contexto, o bacana é que a Entrelace é uma coleção de arte têxtil que foge do óbvio, “uma coleção que aborda em pequenos fragmentos as infinitas possibilidades que as técnicas podem apresentar”, completa Malu. Portanto, render-se à costura e ao entrelaçar de fios é uma viagem ao encantamento!

Clique aqui e conheça a série completa da Entrelace Moldura Minuto.

Se você preferir, visite uma loja Moldura Minuto mais próxima de você! São mais de 60 unidades espalhadas pelo Brasil prontas para emoldurar seus sonhos, gostos e preferências. Acesse neste link o mapa dos endereços.

Saiba mais
No Brasil, a produção têxtil se iniciou com o entrelace de fibras naturais para a produção de cestos e abanadores. Com o passar do tempo, essas técnicas foram se fundindo a de outras nacionalidades, como a produção de bordados e ornamentos de renda.

Coleções de quadros exclusivos e artesanais Moldura Minuto

Olaria, primeira coleção exclusiva Moldura Minuto e pioneira no setor

As Coleções Moldura Minuto são um movimento pioneiro da maior rede de emolduramento do país e que trazem um universo de infinidades para dentro dos quadros. Por meio delas, a marca apresenta a aplicabilidade de objetos tridimensionais, muitas vezes manuais e carregados de história e contexto, diversificando assim o mercado que já está seguro com impressões e obras bidimensionais.

Essa parceria com artesãos e artistas auxilia na transformação de artes em produtos e ajudam a pulverizar a produção nacional para o mais variado público possível. “As coleções da Moldura Minuto sempre abordam temas relevantes no meio das artes, desta vez abraçamos as artes têxteis por ser um movimento que está latente e em expansão no mercado. Além disso, as artes têxteis abrem um leque infinito de possibilidades e composições por que cada técnica tem histórias milenares que necessitam ser revisitadas com atenção e carinho”, explica Malu da curadoria de artes MM.

A gerente da flaghship MM ainda ressalta o compromisso da rede com inovações no segmento de decoração. “Nossos parceiros arquitetos buscam sempre algo novo e impactante para expor nos seus projetos. Nossa missão é inovar e buscar ideias para execução dos nossos produtos, com isso os arquitetos também se destacam nos seus trabalhos por expor algo surpreendente. O olhar do profissional de arquitetura é muito apurado, e por isso eles conseguem perceber um grande diferencial nas nossas coleções, que nos retorna em elogios e satisfação tanto deles quanto dos clientes deles. É muito gratificante”.

Clique aqui para conhecer também a Olaria Moldura Minuto.

Para finalizar nosso post, ENTRELACE em apenas uma frase? 

A curadora de arte Malu responde: “Um verdadeiro passeio pela história da arte dos fios inspirado na cultura regional brasileira! A Entrelace conversa sobretudo com a história do expectador, ela reúne fragmentos culturais e afetuosos que se encaixam basicamente em diversas personalidades”.

ENTRELACE-SE!

Agradecimentos:
Espaço Moldura Minuto Gabriel – Instagram @molduraminutogabriel
Moldura Minuto Galeria Paulista – Instagram @molduraminutogaleriapaulista

Nenhuma resposta para "Coleção Entrelace: arte têxtil contemporânea em formato de quadros"

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *