Moldura Minuto é destaque na Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Moldura Minuto é destaque na Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

14 de junho de 2022 Off Por Gotcha

A novo modelo de franquia Moldura Minuto ganhou destaque nas páginas da Pequenas Empresas & Grandes Negócios: Moldura Minuto centraliza produção, ‘aposenta’ lojas e foca expansão em franquia mais barata.

Ao longo dos últimos dois anos, diversas empresas de franquia desenvolveram modelos de negócios mais enxutos e que demandam investimento inicial mais baixo para novos franqueados. A Moldura Minuto, rede especializada em decoração e emolduramento, foi uma delas. Os resultados do contêiner lançado em 2021 mostraram para o fundador, Antonio Viegas, que esse seria o caminho. E mais: o principal caminho. Com isso, agora, ele avisou: o modelo principal de expansão da rede serão as franquias enxutas.

Antonio Carlos Viegas, fundador da Moldura Minuto (Foto: Divulgação)

Para isso, ele colocou no mercado um novo modelo, ainda mais desenvolvido do que o contêiner. O novo formato atende pelo nome de Smart, e vai tirar toda a produção de quadros das lojas e centralizar em um único local. A ideia é aumentar a produção e diminuir o custo fixo das operações. A inspiração para isso, curiosamente, foi o modelo de produção industrial adotado pelo McDonald’s em seus sanduíches.

De acordo com Viegas, um profissional responsável pelo emolduramento nas lojas consegue fazer cerca de 400 quadros por mês. Com dedicação total à atividade, em uma fábrica focada, a produção passa para 67 quadros por dia. Para isso, ele investiu cerca de R$ 2,9 milhões em um espaço com capacidade para produzir 10 mil unidades por mês, e que abre as portas ainda em junho.

Depois de prontos, os lotes chegarão desmontados para o franqueado, que os prepara e entrega para o cliente até 48 horas depois da compra. A meta de Viegas é reduzir esse tempo para 24 horas. “Ele paga um frete mais barato do que se recebesse já pronto, e monta na loja dele como se fosse um hambúrger do McDonald’s.”

A ideia é que as franquias foquem na venda e no serviço de curadoria ao consumidor. “95% dos nossos clientes não sabem qual é a moldura que eles querem. Precisam de ajuda para escolher o que vai ficar melhor na casa deles”, diz.

Franquia Smart será o novo modelo padrão para a expansão da Moldura Minuto (Foto: Divulgação)

No ano passado, a Moldura Minuto faturou R$ 60 milhões, um resultado já superior ao de 2019. Vegas diz que a rede sentiu o aumento da procura por decoração de ambientes, e acredita que isso deva continuar, mas com serviços atrelados. “O cliente quer comprar o quadro, mas agora também quer conforto, quer que a gente vá lá e coloque na parede dele. Nós vamos fazer isso.”

Com lojas menores, o investimento inicial necessário para se tornar um franqueado da Moldura Minuto cai para menos da metade, e agora é R$ 110 mil — por pouco não se enquadra como uma microfranquia, cujo limite é R$ 105 mil. A loja tradicional da Moldura Minuto demandava R$ 280 mil. A rede já tem 65 unidades, sendo 12 próprias, e Viegas tem conversado com os franqueados mais antigos sobre o momento de transição. “Não vou mentir, no começo a aceitação não tem sido tão boa. É uma mudança.”

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