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Moldura Minuto mostra sua relevância em gerar mídia espontânea

por: Moldura Minuto

publicado: 20/06/2022

Atestada por celebridades pela qualidade dos serviços e por veículos especializados pela capacidade do negócio, a rede é referência em tendências e franquias de sucesso

Já ouviu falar em mídia espontânea? É aquela que acontece de maneira natural, ou seja, sem que o dono do negócio tenha que pagar pela “propaganda”.  Em outras palavras, é quando uma empresa é citada de forma positiva em um veículo de comunicação sem ter investido financeiramente para que essa visibilidade acontecesse. Sensacional, não é mesmo!? Mas é para poucas marcas e está estritamente ligado a duas vertentes: qualidade dos serviços e qualidade do negócio. Estamos falando de credibilidade de mercado, que não se conquista da noite para o dia.

Quesitos esses que a Moldura Minuto, maior rede de franquias de emolduramento premium do país, tem de sobra! Para se ter uma ideia da relevância da marca, “nos últimos quatro meses foram 28 saídas orgânicas na mídia, as quais representam um ganho de cerca de R$ 411mil reais e mais de 230 milhões de pageviews alcançadas”. Se você está se perguntando quais os segredos desse boom de visibilidade, vamos explicar mais detalhadamente nesse post.

A primeira explicação está no fato de ser uma empresa com quase 24 anos de expertise no mercado de varejo e que opera com um modelo de negócio testado e consagrado. Traduzindo também em resultados, são mais de 60 lojas espalhadas pelo Brasil, mais de 20 mil quadros vendidos por mês e faturamento anual de R$ 60 milhões em 2021. Por si só esses números já bastariam…porém tem mais!

Outro importante ponto é o fato da rede atuar no segmento bilionário da decoração sem concorrentes diretos. Afinal, “informação sobre molduraria e técnicas de emolduramento em geral são quase inexistentes na internet. Então, nos tornamos referência no ponto de vista do marketing, somos autoridades no assunto. E isso é muito bom para o franqueado porque ele ingressa em um negócio com baixa competitividade e alta lucratividade, além do baixo investimento”, explica Antonio Viegas, CEO e fundador da marca.

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Portanto, é sobre atuar no mercado gigantesco da decoração que cresceu quase 500% em 10 anos, de acordo com a Associação Brasileira de Design e Interiores (ABD) e, ao mesmo tempo, pouco explorado. Nesse cenário, a Moldura Minuto é pioneira e líder absoluta em molduraria e conversa com os consumidores antenados e profissionais da área como arquitetos e designers que procuram a marca para realizar grandes projetos de interiores. 

“As pessoas buscam cada vez mais por espaços personalizados e repletos de sofisticação. E a Moldura Minuto é uma marca forte, líder do segmento e reconhecida pela excelência dos produtos e serviços. E onde há paredes há quadros. Portanto, dos grandes centros urbanos às pequenas cidades, o consumidor, seja ele uma celebridade, quando pensa em quadro pensa Moldura Minuto. O mesmo acontece com os profissionais do segmento. E do ponto de vista de mídias especializadas, qual outra empresa se coloca como porta-voz de tendências e negócios? Apenas a Moldura Minuto!”, ressalta o CEO Antonio Viegas.

Mídia espontânea com celebridades: Moldura Minuto entrega qualidade nos serviços

São mais de 300 mil molduras produzidas por ano pela Moldura Minuto! E quem são as pessoas que consomem tudo isso? São também as celebridades que querem decorar a casa com quadros e ainda de quebra poder contar com consultoria especializada, acervo exclusivo de arte e fotografia, composição personalizada, instalação e impressão de obras. Tudo em um só lugar! “Nós brincamos que o Brasil tem 750 milhões de paredes esperando por um quadro”, comenta Viegas.

E foi o interesse por quadros e molduras que artistas como a jornalista Ana Paula Padrão e a apresentadora Luciana Gimenez se aproximaram da Moldura Minuto. E é assim que a mídia espontânea acontece literalmente da maneira mais natural possível porque essas pessoas de relevância nacional também são consumidores e atestam a qualidade dos produtos da empresa. Onde mais elas encontrariam uma gama de serviços em um só lugar? Essa exclusividade e pioneirismo são exclusivos da MM!

Ana Paula Padrão, por exemplo, é uma cliente fiel da marca há muitos anos. Ela já decorou seu apartamento em Portugal comprando quadros na Moldura Minuto, aqui no Brasil. “E justamente por não termos concorrentes como uma referência de mercado, a alternativa seria uma molduraria de bairro e não com essa gama de serviços que uma loja MM entrega e garantia de uma rede com mais de 60 lojas espalhadas pelos principais centros urbanos do Brasil”, destaca o CEO.

Esta foto acima, divulgada no perfil oficial da marca e replicada pelos franqueados em suas respectivas redes sociais, registrou uma visita de Ana Paula à flagship Moldura Minuto Gabriel para conhecer a nova coleção exclusiva de quadros (Entrelace) que tem as artes têxteis como fonte de inspiração. Ela gostou tanto que levou uma peça para sua casa. “A série foi capaz de fazer com que eu me recordasse de quando minha avó tentou me ensinar a costurar e ao mesmo tempo de viagens que eu fiz para a África e para a Ásia, incrível como quando a gente se atenta aos detalhes que ela apresenta somos capazes de viajar no tempo”, confessa a apresentadora.

Leia mais: Coleção Entrelace: arte têxtil contemporânea em formato de quadros

Antonio Viegas ainda comenta que na maioria das vezes não é preciso procurar pelas celebridades para explorar visibilidade: “Elas vêm até a Moldura Minuto em busca de um projeto de qualidade e de referência. E é nesse contato que nos aproximamos mais ainda deles apresentando tendências e trocando informações. Essa relação acaba acontecendo facilmente porque eles atestam nossos produtos e serviços”. 

Já com Luciana Gimenez, a Moldura Minuto chegou a fazer uma parceria com a equipe da artista, pois tinha conhecimento que ela gostava de arte e decoração. Mas foi quando Luciana resolveu ir até a loja que a parceria se fortaleceu. “Ela ficou admirada e se identificou com o universo oferecido pela loja. Isso acabou potencializando muito mais a ação de mídia, justamente por ela atestar a qualidade do produto e ficar satisfeita com o atendimento profissional da nossa consultoria”, explicam os líderes da Moldura Minuto. 

Mídia espontânea da Moldura Minuto como referência em tendências de arte e decoração

Por ser líder no seu segmento e ditadora de tendências no décor, é natural que a Moldura Minuto seja citada em matérias de veículos renomados da área, como a Revista Casa e Jardim. Em abril, um post da revista reuniu dicas de presentes para o Dia das Mães e a nova coleção Entrelace foi destaque! Acesse aqui a publicação.

Agora, a pergunta é: de que forma essa ação impacta na operação do negócio? Em vendas! A rede de franqueados é diretamente beneficiada com as visualizações geradas a partir de uma publicação importante como essa.

Qualidade do negócio: Moldura Minuto gera mídia espontânea em veículos de peso

Ganhar destaque em mídias espontâneas dentro das editorias de negócios como as revistas Exame, Lide e Sebrae é uma outra capacidade da marca Moldura Minuto. Nesse ponto, o que conta é a qualidade do negócio e também o fato de ser a única empresa de molduraria personalizada como referência de mercado. “São duas frentes”, é o que explica Gian Zucolloto, Gestão de Tecnologia e Transformação Digital da Moldura Minuto. “Uma é a reputação adquirida pela qualidade dos produtos que entregamos ao consumidor e por isso atraímos tanta mídia espontânea no caso de celebridades. E a outra é a operação do negócio da Moldura Minuto como referência em rentabilidade. É muito atrativo. E os números falam por si só. Por isso, o mercado de negócios se interessa e automaticamente surgem diversas mídias espontâneas”.

Abaixo, confira algumas divulgações da Moldura Minuto em veículos de comunicação especializados:

Moldura Minuto na Revista Sebrae

Uma necessidade não atendida pelo mercado de artes e decoração levou Antonio Carlos Viegas a criar uma das franquias mais famosas do Brasil. No final da década de 1990, o dentista se frustrou com a demora para emoldurar um quadro para o seu consultório e começou a pensar em empreender nessa área. Fundou a Moldura Minuto em 1999, atualmente com 60 unidades em 25 cidades brasileiras e três unidades em países da América do Sul.

Clique aqui para ler a entrevista completa na Revista Sebrae com Antonio Viegas e conheça mais sobre a origem da Moldura Minuto. Saiba como é empreender em um negócio ligado às artes rentáveis e promissor!

Moldura Minuto na Revista Exame

Mais uma vez a Moldura Minuto foi destaque nas páginas da Revista Exame, em uma matéria chamativa, com o seguinte título:  ”Faturando R$ 60 mi, Moldura Minuto quer ser o McDonald ‘s das molduras”. Desta vez, em menos de um mês, a pauta abordada foi nosso novo modelo de franquias, a Moldura Smart. Clique aqui para ler a matéria completa.

Leia também: Moldura Minuto é destaque na Revista Exame em ranking sobre melhores franquias

Moldura Minuto na Revista Lide

“Um sistema de franquia permite que um modelo de negócio já consolidado e bem sucedido possa ser utilizado por um empreendedor, que deixa de correr riscos como o de criação e lançamento de uma marca e seus produtos do zero”. O trecho foi extraído do artigo “Investimentos em Franquia: como fugir da recessão sem cair nas estatísticas da falência?”, escrito por Antonio Carlos Viegas, empresário e fundador do Moldura Minuto e publicado na Revista Lide.

Leia o artigo completo, clicando aqui.

Moldura Minuto investe em marketing e assessoria de imprensa

Importante lembrar que junto dessas divulgações orgânicas há um bom trabalho de assessoria de imprensa e marketing da empresa, custeado pela empresa e intermediado pelo departamento de marketing global da marca junto a agência especializada. Por ser um sistema de franquia, toda rede de investidores usufrui dos bons frutos, fazendo com que a marca se consolide cada vez mais em território nacional, fortalecendo as operações regionalizadas das lojas.  

Mídia espontânea como ferramenta de marketing local das lojas

E o legal é que toda comunicação orgânica serve de inspiração para as praças de forma individualizada. Os franqueados têm a liberdade de usar essa força de peso da marca nas suas divulgações regionais com artistas locais, formadores de opinião, arquitetos e designers de referência da sua praça de atuação. Ou seja, podem explorar o seu marketing local se espelhando no marketing institucional. “Muitos, por exemplo, fazem parceria com bares e restaurantes que são próximos da loja e deixam em exposição quadros da Moldura Minuto no local, que depois divulgam nas redes sociais. E por aí vai… são muitas opções de parceria”, explica a equipe de marketing da MM.

Mídia espontânea diminui investimento no fundo de propaganda e marketing

Para o franqueado da Moldura Minuto, as ações orgânicas também impactam positivamente no bolso. Como assim? Em um sistema de franquias, o investidor paga mensalmente um fundo de propaganda e marketing que ajuda na realização de grandes campanhas nacionais para a rede como um todo. E com tanta mídia espontânea, não é necessário uma mensalidade alta para o fundo de promoção, ou seja, é um percentual muito baixo comparado a outros tipos de franquias e outras empresas de segmentos semelhantes de decoração. Nosso fundo é bem atrativo e enxuto para nosso investidor. E conseguimos ter grandes projeções nacionais e visibilidade incrível”, esclarece o fundador da Moldura Minuto.

Para finalizar essa amostra de tamanha relevância em comunicação conquistada de forma natural pela marca nesses últimos meses, vale destacarmos os números do relatório de marketing e assessoria de imprensa… 

As inserções alcançaram um público de mais de 230 milhões de pageviews, em veículos de editorias: Negócios (nacional), Negócios (segmento de franquias), Decoração e Comportamento!

– Foram 86,1 milhões de pageviews relacionados a Negócios;
– 1,75 milhões de pageviews relacionadas ao Segmento de Franquias;
– 90,6 milhões de pageviews relacionadas a Decoração;
– 52 milhões de pageviews relacionados a Comportamento.

“Em quatro meses de trabalho, quase duplicamos o valor anual dos nossos investimentos em mídia só com mídia espontânea. É uma vantagem muito grande estarmos praticamente sozinhos nesse grandioso mercado como referência de comunicação. Além de deixar a marca mais em evidência no mercado, a mídia espontânea entrega ainda mais credibilidade ao negócio do que uma mídia paga”, arremata Antonio Carlos Viegas, CEO e fundador da Moldura Minuto.

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Fontes:
Marketing Moldura Minuto
Assessoria de imprensa Moldura Minuto


  


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