Franquia

O que é visão estratégica no empreendedorismo e porque ela é importante?

por: Moldura Minuto

publicado: 23/06/2022

Visão estrategica no empreendedorismo-jgp

A visão estratégica no empreendedorismo é um método essencial para garantir sucesso no seu negócio. Esta metodologia é muito utilizada na hora de definir as metas e objetivos que a empresa pode seguir para alcançar o que almeja. 

O planejamento da empresa é fundamental para que ela atue de forma a atingir suas metas, cumprindo sua expectativa e visão de futuro. Segundo um estudo do Sebrae, aproximadamente 60% das empresas fecham com até 5 anos de atividade. Metade destes casos, por falta de planejamento e visão estratégica.

Sendo assim, a visão estratégica no empreendedorismo é crucial para o sucesso do negócio, uma vez que com um planejamento claro e objetivo, todos os colaboradores são capazes de se organizar e garantir as melhores tomadas de decisão para o futuro.

O que é visão estratégica no empreendedorismo?

Você já se perguntou onde quer estar daqui 5 anos? Ou onde você deseja que a sua empresa esteja daqui 5 anos? Podemos considerar isso como um planejamento estratégico, ou no caso, que isso pode ser uma visão estratégica do seu negócio. 

Pensar na forma como você vê o seu negócio no futuro é o ponto de partida para construir um ideal para ele e a partir disso, analisar quais são as ferramentas necessárias para conquistar os sonhos. 

Sendo assim, é fundamental elaborar uma estratégia para o futuro, definir os cenários ideais para fundamentar as ações atuais para que possam colaborar com as expectativas no futuro. 

Uma das maneiras de fazer isso é com a estruturação dos processos, renovação e inovação do empreendimento, permitindo uma maior otimização dos resultados e da qualidade de produtos ou serviços oferecidos, resultando no diferencial entre a sua empresa e o concorrente. 

A melhor forma de desenvolver a visão estratégica no empreendedorismo, é estudando e pesquisando, assim como desenvolvendo o aporte de outros profissionais que conheçam e entendam sobre o assunto. 

Outra maneira de desenvolver ou aprimorar a visão estratégica é buscando entender melhor a realidade do mercado, analisando as vantagens competitivas do seu empreendimento, as desvantagens, e traçar estratégias eficientes para atingir o objetivo.

Porque a visão estratégica é importante?

Como citado no início do texto, cerca de 60% das empresas fecham em até 5 anos de atividade, na maioria dos casos, por conta da falta de um plano de negócios adaptado corretamente para o seu negócio. 

Além disso, ainda há casos onde os empreendedores não se identificam com seu produto ou serviço, ou não conhecem seus clientes de maneira adequada. A mesma pesquisa do Sebrae aponta que 40% das empresas que fracassam, não possuem objetivos ou metas bem definidas. 

Por esta razão, a visão estratégica do empreendedorismo é fundamental na hora de alavancar a empresa e garantir sucesso, além de ser importante para que toda a liderança e os colaboradores estejam envolvidos e alinhados para que saibam exatamente o que desejam e qual o melhor caminho a ser percorrido. 

Isso não vale apenas para grandes empresas, organizações, CEOs ou líderes multinacionais. Não importa o porte da organização, sem disciplina e sem o planejamento adequado, ele pode estar fadado ao fracasso. 

Ter essa visão estratégica é fundamental tanto para os empreendedores quanto para quem ocupa os cargos de liderança da empresa, uma vez que o planejamento dos macro-objetivos são elaborados por eles. 

Da mesma forma que ao abrir a empresa é essencial montar um plano de missão, visão, valores, que serão seguidos e implementados por seus colaboradores em todas as suas ações, os objetivos da empresa devem ser compartilhados com todos os envolvidos, afinal, o sucesso não será alcançado apenas pela empresa e seu idealizador. 

Afinal, o que será do time sem um planejamento? Se a empresa não consegue identificar seus principais objetivos, como poderá esperar que seus colaboradores sejam capazes de engajar e direcionar o seu crescimento? 

Visão estratégica no empreendedorismo: tire do papel e coloque em prática!

Apesar de parecer uma tarefa complicada e assustadora, essa visão estratégica pode ser facilmente desenvolvida e praticada. Mas é claro que tudo isso vai depender também da sua disciplina.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a tirar estes planejamentos do papel e colocar em prática com a sua empresa.

Converse com outros profissionais

Não é segredo que conhecer gente nova pode agregar muito mais conhecimento a nossas vidas, e com os negócios, a coisa funciona mais ou menos da mesma forma. 

Conhecer novos empreendedores, que compreendem a sua trajetória e até mesmo já atuam a mais tempo no mercado do empreendedorismo pode ser uma ferramenta fundamental para alcançar o sucesso. 

Afinal, muitas vezes os empreendimentos fracassam justamente por falta de conhecimento adequado, ou porque seus idealizadores não procuram ajuda antes e durante a abertura do seu negócio. 

Por esta razão, aprender coisas novas com quem já entende e pratica, é muito melhor e mais garantido, além de ser uma ótima oportunidade de se manter atualizado no mercado. Estas ações são fundamentais para observar novas vantagens competitivas, conhecer concorrentes e até explorar seu público. 

Não tenha medo de pesquisar!

Não tenha medo de pesquisar, estudar, leia sobre empreendimentos de sucesso, conheça a história deles, saiba como foram idealizados, organizados, desenvolvidos. 

Não tenha medo de atrasar o seu investimento em um negócio por conta do seu tempo de pesquisa e levantamento de dados. Lembre-se que quanto mais você estiver preparado, maiores serão suas chances de ser bem sucedido. 

Para ter uma boa visão estratégica, é essencial enxergar o conteúdo como todo, pesquisa sobre todos os segmentos que seu negócio precisa para funcionar, como marketing, administração, economia, contabilidade, etc. De preferência, pontue todos os dados importantes para se lembrar no futuro.

Entenda sobre o mercado

Embora estejamos falando sobre as expectativas e planejamentos para o futuro, conhecer e entender as trajetórias até lá é essencial para definir as metas e atingi-las!

Portanto, se você ainda não tem um negócio, mas pretende se tornar um empreendedor, é possível desenvolver toda a visão estratégica pesquisando, seja sobre o mercado, os clientes, os dados históricos, econômicos e sociais, quais seus impactos na sociedade e como ele pode funcionar no futuro. 

Leia sobre as sazonalidades, entenda como elas podem atrapalhar o seu empreendimento, assim como as crises. Veja como outras empresas do mesmo segmento funcionam e como passam por situações de aperto. 

Já se você está começando no mundo do empreendedorismo, procure entender a razão pela qual você acha que está fazendo um bom negócio. Procure entender se existem outras situações que mudariam esta decisão e quais os seus impactos.  

Conhecer toda a sua história e trajetória é uma ótima opção na hora de traçar objetivos reais e assertivos na hora de preparar a estratégia do negócio. Assim, você garante que tudo que pode acontecer durante este processo não será um problema cíclico, se repetindo com cases que estão dando errado. 

Sendo assim, conhecer o mercado é fundamental para evitar riscos, garantir novas oportunidades e alavancar o projeto. 

Tenha objetivos definidos

Como qualquer outra decisão da vida, planejar, organizar e executar é a melhor estratégia para encontrar o sucesso. Por esta razão é essencial ter objetivos de curto, médio e longo prazo definidos. 

Imagine o seguinte: Onde você quer que sua empresa esteja daqui um ano? E daqui 5 anos? Se você não consegue responder estas perguntas, faça uma reflexão e veja o que precisa ser mudado. Talvez você não esteja pronto para se tornar uma empresa. 

Pense grande: Tenha uma visão de negócios

Ter uma visão de negócios é pensar em todos os cenários que podem impactar o seu empreendimento, sejam as oportunidades ou os perrengues. Olhe como o todo e conheça muito bem o seu negócio, seus objetivos, metas e produtos. 

Desta forma, você vai estar um passo à frente para conquistar o que deseja, mas de forma organizada e duradoura. E claro, coloque todas estas ideias no papel, afinal, é importante listar as falhas para poder corrigi-las.

Gostou das dicas de hoje? Venha conhecer nossos consultores e invista em uma franquia Moldura Minuto!

Clique aqui para ler mais matérias em nosso blog.

Acesse aqui para encontrar a loja mais próxima de você.

Converse com um consultor online da marca.

Ou acesse aqui para se tornar um franqueado da marca. Conheça o novo modelo de negócio compacto e inovador MM Smart – baixo investimento e alta rentabilidade. 

Nenhuma resposta para "O que é visão estratégica no empreendedorismo e porque ela é importante?"

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *