Inspirações

Decoração

Inspire-se em composições de quadros elegantes e atemporais

por: Moldura Minuto

publicado: 13/07/2022

Nos projetos autorais da arquiteta e designer Aline Lopes, as molduras são protagonistas da decoração e transformam os ambientes de maneira sublime

Se um quadro transforma um ambiente, o que dizer de vários quadros? “Eu indico uma composição de quadros para um projeto de decoração quando preciso dar estilo, impacto e personalidade ao ambiente. O tamanho, a arte e a forma de instalar passam essa mensagem”, define a arquiteta e designer de interiores Aline Lopes. A renomada profissional que mantém seu escritório na capital paulista já fez inúmeros trabalhos em parceria com a Moldura Minuto, maior rede de lojas especializada em molduraria personalizada e premium do país.

Em entrevista ao nosso blog, Aline comenta que o exagero em uma composição de quadros está nos olhos de quem vê e na expectativa de cada pessoa. Pois, respeitando gostos e preferências, é possível criar formatos menos impactantes no tamanho e “brincar” com a quantidade de molduras e contar sempre, é claro, com a qualidade do emolduramento, primordial para um resultado assertivo. Portanto, das mais simples composições às mais imponentes, os quadros têm o poder de causar um efeito singular e repaginar os ambientes. “Vale tudo!”.

Quando questionada qual a dica mais importante para quem quer apostar na beleza de uma composição de quadros e está com receio de errar, Aline é bem direta: “É preciso pensar fora da caixa quando for escolher a moldura, o paspatur e a instalação das telas. Não somente a arte em si é importante. Às vezes, uma simples arte ganha uma imponência com a moldura e a caixa”. E é exatamente por isso que se torna fundamental conversar com quem entende do assunto. A Moldura Minuto é líder no segmento e reúne em um só lugar impressão, acervo exclusivo de fotografias e gravuras, mais de 200 tipos de emolduramento e consultoria em decoração.

Nesse post reunimos projetos de interiores lindíssimos da arquiteta Aline Lopes que receberam o toque especial de composições de quadros elegantes e sofisticadas produzidas pela Moldura Minuto.  Vem ver como essa tendência na decoração vai influenciar seus conceitos!

Composição de quadros em uma sala de praia com decoração náutica


Foto: Melissa Binder (@melissabinder_fotografia); projeto de interiores: arquiteta Aline Lopes (@alinelopesarquitetura); quadros confeccionados por Moldura Minuto

Nesta sala de estar de um apartamento de praia, a proposta do décor seguiu a temática da sua localização. Para isso, a arquiteta Aline Lopes escolheu um décor náutico por meio de elementos essenciais. “O primeiro são as cores que selecionei como principais, sendo o branco e o azul, depois abusei de texturas diferentes no tapete, almofadas e materiais aplicados na marcenaria, como a palha nas portas do rack e o banco em madeira maciça. Já os quadros foram selecionados a dedo e deram mais ênfase ao estilo, além de proporcionarem um colorido maior para o espaço”, descreve a profissional. Reparem como molduras em diferentes formatos e a mistura de uma fotografia p&b no meio de paisagens com cor deram charme e equilíbrio ao ambiente, que definitivamente consegue passar toda sensação de relaxamento que uma sala de estar na praia merece!

Clique aqui para conhecer o acervo da Moldura Minuto de fotografias e gravuras com temáticas de praia e mar para você montar a sua composição favorita!

Composição de quadros pequenos e neutros em quarto com decoração de praia
Foto: Melissa Binder (@melissabinder_fotografia); projeto de interiores: arquiteta Aline Lopes (@alinelopesarquitetura); quadros confeccionados por Moldura Minuto

Ainda no mesmo apartamento citado na foto anterior, outra composição de quadros estrelou com delicadeza as paredes do quarto de praia.  De acordo com Aline Lopes, os demais ambientes da residência seguiram a mesma proposta náutica da sala. Porém, para este espaço mais intimista a escolha foi por uma composição de quadros, também confeccionados pela flagship Moldura Minuto Gabriel, “mais branquinhos e pequenos para criar um ar de neutralidade e calma”. A profissional ainda destacou a preocupação com o formato e a posição da instalação, próxima à cabeceira. “A intenção foi proporcionar mais proximidade ao observador”.

Composição de quadros em apartamento urbano com decoração sóbria

Foto: Melissa Binder (@melissabinder_fotografia); projeto de interiores: arquiteta Aline Lopes (@alinelopesarquitetura); quadros confeccionados por Moldura Minuto

Acima, a expectativa era conferir uma atmosfera de descanso com sofisticação na suíte máster deste apartamento urbano. A partir dessa proposta, a sobriedade foi um dos pontos centrais do projeto de interiores comandado por Aline Lopes. “Os quadros em p&b da Moldura Minuto foram selecionados para decorar sem carregar e terem uma função de elemento de neutralidade. A tela superior é preta para dar peso visual na composição e ela não ficar ‘perdida’ no ambiente neutro e realmente chamar atenção do observador”, explica. Sensacional, não é mesmo?!

Veja outro ângulo da composição de quadros preto e branco dentro do quarto:

Foto: Melissa Binder (@melissabinder_fotografia); projeto de interiores: arquiteta Aline Lopes (@alinelopesarquitetura); quadros confeccionados por Moldura Minuto

Conheça o acervo de gravuras e fotografias em p&b da Moldura Minuto, clicando aqui. Ou acesse este link para conversar com um dos consultores especializados da marca.

Composição de quadros de natureza em preto e branco em apartamento moderno

Aline conta que este apartamento foi inspirado nos lofts nova-iorquinos numa releitura abrasileirada. O briefing dos clientes para a arquiteta era pautado na sobriedade do décor. Por isso, a escolha de Aline Lopes por tijolinhos, madeira e mobiliário de ferro. Ela ainda explica que os quadros não podiam chamar muito a atenção no ambiente. “A cliente não queria nada muito colorido e a parede precisava ser preenchida com pouca informação, mas numa escala maior. Então, esse díptico em p&b bem neutro foi o item que arrematou o espaço, e a arte remete às árvores sem folhagens do Central Park. A atmosfera é essa”. Tá vendo como é possível compor molduras e mesmo assim manter a discrição? E, acima de tudo, os quadros são responsáveis por fazer todos os elementos decorativos se conectarem.

Composição colorida e delicada em apartamento jovem e contemporâneo

Foto: Melissa Binder (@melissabinder_fotografia); projeto de interiores: arquiteta Aline Lopes (@alinelopesarquitetura); quadros confeccionados por Moldura Minuto

“Esse díptico foi feito para essa parede, na minha opinião”, afirma a arquiteta sobre os quadros impecáveis que chamam atenção pela sofisticação. Essa composição também integra o projeto de interiores com a temática influenciada pelos lofts nova-iorquinos descritos anteriormente. “E assim como NY respira arte, essa parede lembra uma galeria de arte com iluminação em trilho. Além do colorido que as peças trazem, não pesam no ambiente e ficam muito delicadas na parede de tijolinho que ainda serve de fundo e se misturam com as telas. As molduras também remetem à jovialidade e movimento da família, sem destoar da neutralidade que os clientes queriam e dando o colorido na medida certa”. 

Para a produção dos quadros, a equipe da Moldura Minuto usou a técnica de emolduramento entre vidros, na qual a obra fica “presa” por dois vidros, sendo um na frente e outro atrás. O resultado é uma composição leve e elegante, perfeita para esse cenário incrível projetado por Aline Lopes.

Leia também: Conheça técnicas diferentes de molduras

Leia mais: Saiba como escolher o vidro certo para o quadro

Clique aqui para encontrar uma loja da Moldura Minuto mais próxima de você. São mais de 60 lojas espalhadas pelo Brasil.


Composição continuada de quadros de natureza em apartamento de veraneio

Foto: Melissa Binder (@melissabinder_fotografia); projeto de interiores: arquiteta Aline Lopes (@alinelopesarquitetura); quadros confeccionados por Moldura Minuto

Para quem curte estilos mais exuberantes, a composição de quadros continuada em toda parede confere muita personalidade ao décor, como vocês podem observar nesta outra produção de Aline Lopes que contou com a parceria da Moldura Minuto na confecção das obras. Segundo a arquiteta, a ideia central foi literalmente impressionar pela beleza e dimensão logo na saída do elevador e entrada da residência. “O hall social deste apartamento é uma amostra do que ele é por dentro. Materiais sofisticados como o mármore do piso, amplitude representada pelo espelho reto, pontos de cores com o papel de parede e elementos de impacto como a composição de quadros que remete a uma janela”, descreve. Sensacional!

E você, quer também uma composição nada básica como essa para embelezar seu espaço preferido de casa ou escritório? A Moldura Minuto tem!  São mais de 200 tipos de molduras, variedade de tamanhos, texturas e cores; acervo exclusivo de arte e fotografia; impressões de altíssima qualidade; garantia de 2 anos e certificado de autenticidade. Clique aqui para acessar o site.

Composição de quadros primorosa em conjunto com peça escultural em hall social 

c
Foto: Melissa Binder (@melissabinder_fotografia); projeto de interiores: arquiteta Aline Lopes (@alinelopesarquitetura); quadros confeccionados por Moldura Minuto

Uma composição vertical de quadros em p&b com temáticas diferentes: galhos de árvore, zebra e paisagem urbana. Ao lado uma escultura geométrica. O resultado? Um hall social sublime e hipnotizante. Aline Lopes nos contou que a ideia era fazer uma mini galeria que não tivesse um só elemento mais impactante. Para isso, usou a técnica da transição de cores em elementos diferentes para tornar o ambiente com essa cara de “conjuntinho”.

Acesse aqui o acervo completo de gravuras e fotografias exclusivas da Moldura Minuto dos mais variados temas.

Composição de quadros imponente com obras de valor sentimental e escultura

Foto: Melissa Binder (@melissabinder_fotografia); projeto de interiores: arquiteta Aline Lopes (@alinelopesarquitetura)

Sobre esse projeto acima, a arquiteta relatou que foi seu primeiro trabalho. Ela posicionou os quadros ao lado de uma escultura da artista Patrícia Golombeck para dar um ar mais imponente e elegante para o espaço e até mesmo valorizar as obras de arte.  O ponto interessante é que os quadros eram do acervo particular dos moradores. Neste contexto, a profissional chama a atenção da importância de um emolduramento que preserve peças com valor sentimental. “Num futuro, quando quisermos repaginar o projeto, podemos emoldurar algumas telas em caixas de vidro. Pois as telas, a cada dia, passam a ser mais importantes para a família e a história deles, além de preservá-las”.

Está esperando o quê para conversar com um dos nossos consultores especializados da Moldura Minuto? Clique aqui e conheça todos os produtos e serviços oferecidos pela marca líder do mercado de molduraria de luxo no país. Você pode emoldurar sua obra de arte ou sua fotografia favorita, você pode comprar sua obra de arte diretamente de um acervo exclusivo que reúne centenas de artistas brasileiros e você pode até mesmo contar com a ajuda de profissionais na construção de um projeto mais amplo. Tudo vai depender da sua necessidade e expectativa.


E não se esqueça: “os quadros são responsáveis por fazer todos os elementos se conectarem, por isso, é muito importante terem harmonia entre si. Um projeto sem quadros é um projeto sem alma. Eles são uma das etapas mais importantes da decoração”, finaliza Jessica Magri, gerente da flagship  Moldura Minuto Gabriel. 

Portanto, senhoras e senhores, uma parede lisa é apenas um espaço vazio. Transforme seu ambiente preferido com quadros!


Saiba mais sobre Aline Lopes
Há doze anos no mercado imobiliário, a profissional coleciona experiências como aprendiz ao lado do renomado paisagista Marcelo Faisal, como também teve forte atuação na implantação da arquitetura e interiores das áreas comuns dos empreendimentos de médio e alto padrão de uma construtora de São Paulo. Acesse aqui o site do escritório Aline Lopes Arquitetura e Interiores.

Fontes:
Flagship Moldura Minuto Instagram @molduraminutogabriel
Aline Lopes Arquitetura e Interiores Instagram @alinelopesarquitetura

Produtos relacionados

A partir de: R$

comprar

Nenhuma resposta para "Inspire-se em composições de quadros elegantes e atemporais"

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *