Inspirações

Decoração

A Semana do Design de Milão e suas inspirações nas paredes de casa

por: Moldura Minuto

publicado: 22/07/2022

De ambientes sustentáveis e funcionais a cores vibrantes, o mais importante encontro da decoração mundial propõe uma reconexão com a vida e a natureza, em casas mais felizes.

‘Monumental Wonders’ por Sabine Marcelis and OMA para a Solid Nature - Alcova

‘Monumental Wonders’ por Sabine Marcelis and OMA para a Solid Nature – Alcova – Milan Design Week 2022. Divulgação/CASACOR 

RECONEXÃO foi palavra-chave que impulsionou a Semana de Design de Milão 2022, realizada entre os dias 6 e 12 de junho. Quem vivenciou todos os acontecimentos simultâneos sentiu um clima de celebração e reencontro após dois anos de espera ocasionada pela pandemia. Ideias e conceitos para o décor mundial ecoaram pelos corredores do Salão do Móvel de Milão, evento âncora da MDW (Milan Design Week, na sigla em inglês), e também pelas conferências, lançamentos, exposições e festas por toda capital italiana. Destaque para o Salone Satellite, mostra que é uma vitrine de novos talentos do design e os 30 anos do “Fuori Salone” (eventos que aconteceram fora do pavilhão da feira). De acordo com a imprensa especializada, todas as agendas andaram de mãos dadas e fortaleceram mais do que nunca questões ligadas à sustentabilidade e à transição ecológica. 

 “Nós nos reconectamos com espaços e pessoas, com hábitos, com o mundo e, ao mesmo tempo, objetos e espaços tornam-se híbridos, não apenas em função e forma, mas também nos conceitos e imagens que propõem”, resumiu a organização em publicação oficial.  Ou seja, ficou bem clara a forte propensão de trazer para as residências uma atmosfera de conforto e alegria através de cores vibrantes, tranquilidade por meio de tons mais sóbrios, contato mais próximo com a natureza e valorização das produções artesanais. Em todas as propostas, a funcionalidade está em alta, bem como as formas orgânicas.  E tudo, com um único objetivo, criar ambientes mais felizes.Portanto, foi dada a largada às novas tendências do design e da decoração! E como trazer essas propostas do maior e mais representativo encontro internacional dos setores para dentro de casa? Nossa dica é: comece pelos detalhes, ou melhor, os quadros! Como sempre, eles são as peças decorativas mais assertivas para quem quer inovar e modernizar os ambientes sem mudanças complexas. E eles vão te ajudar na conexão com outros elementos decorativos. Afinal, para se deixar influenciar, é só começar!

Vem ver nesse post ideias inspiradoras para você reconectar o décor do seu espaço preferido com originalidade e criatividade!

Tendências da Semana de Design de Milão 2022 para a decoração da sua casa

Antes das sugestões, primeiro confira algumas novidades que selecionamos diretamente do salão principal como dos eventos paralelos. Como já citamos, repare nos conceitos sustentáveis, na força dos tons marcantes e ao mesmo tempo na neutralidade dos espaços mais funcionais, no apelo do contato com o natural, da preocupação com a praticidade e a estética nada regular. Aprecie o manifesto à vida!


Cenário de um quarto divulgado na página @fuorisalone



Área de relaxamento – divulgação na página @isaloniofficial foto @baguray, @barabba_64 e Luca Quagliato


Sala funcional divulgada na página @isaloniofficial foto @bagura, @barabba_64 e Luca Quagliato


Sala funcional com formas orgânicas divulgada na @fuorisalone; decoração @lefrenchdesign @5vie_milano; foto @_lorenzo_palmieri


Sala alegre divulgada na @isaloniofficial; decoração @sancal; designer @al._.es; foto Luca Privitera

A casa do futuro divulgada na página de @cappelliniofficial

Tendências da Semana de Design de Milão: peças decorativas sustentáveis 
Projeto @arq.tips; quadros exclusivos produzidos pela Moldura Minuto

Diante dessa busca por uma rotina que preze por produções mais artesanais e sustentáveis, uma aposta assertiva é a cerâmica – arte milenar que encanta por sua versatilidade no décor. A coleção Olaria de quadros da Moldura Minuto une artes exclusivas produzidas em cerâmica com molduras em madeira sustentável. São obras inspiradas na natureza e que impactam pela beleza tridimensional, consideradas verdadeiras “joias de parede”. E ainda por cima estamos falando de uma matéria-prima natural, atóxica e resistente.

Leia mais: Coleção Olaria: a perfeita combinação da cerâmica com a madeira


Nesse projeto acima, Giovanna Z. Montagna e Luiza Masetti  do escritório de Arquitetura e Urbanismo Arq Tips escolheram duas obras do acervo da Moldura Minuto. A primeira é da artista Line² e a segunda é obra Cota II da coleção Olaria. “A união da obra geométrica com a sensibilidade da cerâmica trouxe um ar bem natural para esse projeto que amamos fazer parte”, contou Jessica Magri, gerente da flagship Moldura Minuto.

De acordo com as arquitetas em post nas suas redes sociais, a escolha do quadro da coleção Olaria foi perfeita para esse buffet! “A mistura da fotografia com a cerâmica em tons terrosos trouxe exatamente o efeito e originalidade que buscamos para compor essa produção”.

Clique aqui para acessar outras obras da artista Line² para a Moldura Minuto.

E acesse aqui a coleção Olaria da Moldura Minuto.


Obra exclusiva de Bruna Octaviano (@brunaoctaviano) para Entrelace Moldura Minuto

Outra opção interessante dentro dessa proposta sustentável é a coleção Entrelace, mais uma série de quadros exclusivos da Moldura Minuto, que aposta na riqueza das artes manuais e remete a tradições do artesanato e da costura nacionais e internacionais. Acima, repare que a delicadeza da obra (Branco) e como ela compõe o ambiente de maneira sutil e sublime.

Para ter uma ideia, para a concepção de peças singulares da Entrelace, o coletivo criativo da marca trouxe para dentro dos quadros as mais variadas técnicas de arte têxtil contemporânea. Em contraponto à produção em escalas maiores das tapeçarias clássicas, as molduras

ganharam tamanhos menores, de forma que podem passear livremente por todos os ambientes da casa, sempre seguidas por uma parte da mobília ou apenas fixadas às paredes, com intuito de criar um visual neutro e marcante e, claro, carregado de significados. 

O grande lance desta coleção é o fato de ser uma coleção que aposta em um passeio afetuoso pelas artes têxteis, e essa conexão com o sentimento e expectativa das pessoas é um diferencial. “Estamos atentos ao movimento da sociedade, que agora está com essa pegada slow, mais afetiva e atenta aos detalhes, até mesmo por conta do período pós-pandêmico. Nosso objetivo é transformar a percepção de tendências comportamentais em arte e levá-la para o dia-a-dia dos nossos clientes”, ressalta Malu, curadora artística da Moldura Minuto.

Tendências da Semana de Design de Milão: ambientes mais aconchegantes

Foto @rafaelrenzo_fotografia; quadro confeccionado pela flagship Moldura Minuto Gabriel;  parceiros desse ambiente: @amfbarquitetura @bykamy @casamineira @lanovitacouros @orbionline @quakerdecoroficial @trousseauoficial @terracoroficial

Esse ambiente acima foi apresentado na mostra Madeira Bonita (@madeirabonita). Veja como o emolduramento produzido pela Moldura Minuto conectou todos os elementos deste lindo projeto. Uma mescla de texturas que favorece o aconchego do quarto. “A mistura Moldura Minuto + Marcia Kikuchi (@marciakikuchi) é um sucesso. As obras tridimensionais da artista ganham um peso ainda maior quando então envolvidas pelas nossas canaletas de madeira natural. Esse projeto foi feito para o escritório AMFB na mostra Madeira Bonita e vem sendo um sucesso e nos trazendo muitos clientes”, comenta Jessica Magri da flagship MM. 

Uma atmosfera única e particular que ficaria linda na parede da sua casa. Já Imaginou?

Leia também: Inspire-se em composições de quadros que misturam estilos e sensações


Clique aqui e conheça todos os produtos e serviços oferecidos pela Moldura Minuto, maior rede de lojas de molduraria personalizada e líder nos segmento de emolduramento premium no país.


Tendências da Semana de Design de Milão: ambientes mais relaxantes e energizantes

Vitrine da flagship Moldura Minuto Gabriel durante a pandemia

Acima, vemos a foto da vitrine da flagship Moldura Minuto Gabriel montada no auge da pandemia em 2021, uma proposta que foi e continua sendo referência de vendas. É o que conta a gerente e responsável pelo projeto Jessica Magri: “A ideia era apresentar aos nossos clientes um espaço de relaxamento que eles pudessem ter em casa. Uma vista gostosa das Maldivas e um vitral de vegetação verde foram as protagonistas da ambientação. Afinal, tomar um banho de banheira apreciando essas paisagens traria um estado de calmaria necessário a todos nós no período de isolamento. Vendemos esse conceito repetidamente durante meses não só para a área de banho, mas também para quartos, salas de TVs e salas de jantar. Foi um sucesso!”.  

E se uma das ideias da Semana do Design de Milão é se reconectar com a natureza, nada mal levar um visual desses para as paredes de casa, não é mesmo?

Acesse aqui e encontre uma loja Moldura Minuto mais próxima de você. São mais de 60 lojas espalhadas pelo Brasil.

Tendências da Semana de Design de Milão: ambientes funcionais e alegres

Foto @juliaribeirofotografia; projeto @anatoscanoarquitetura; quadros produzidos por Moldura Minuto

Este cenário foi destaque na Revista Casa e Jardim por conta das cores pontuais nos móveis e objetos sobre uma base neutra. Perceba como os detalhes, no caso as flores, quadros e mobiliário funcional dão o tom ao décor contemporâneo. A sensação é de organização e leveza. “A sala de estar com base toda cinza recebeu pontos de cor marrom para permanecer numa paleta sóbria e minimalista”, explica Jessica Magri.

Ela ainda destaca sobre o fato do projeto de interiores de Ana Toscano contar com dois quadros da Moldura Minuto, confeccionados na flagship. “Um deles foi da nossa coleção exclusiva Olaria e o outro nossa marola de mar com paspatur branco bem largo, que traz muita personalidade para o quadro. E pra finalizar molduras de madeira freijó. Adoramos esse resultado!”. E vocês, gostaram?

Tendências da Semana de Design de Milão: ambientes mais naturais e sofisticados

Foto @volpi_photographer; projeto  @mainteriordesign; quadros de tramas de bambu por Moldura Minuto

Quadros personalizados feitos a partir de tramas de bambu? A Moldura Minuto tem! E olhe que resultado incrível neste projeto de interiores do badalado escritório MA Interior Design!
É impressionante como a escolha por esses quadros fez com que o visual fugisse do óbvio, proporcionando um fundo supernatural para esse nicho. “Adoro ver como os elementos se conversam e como os quadros têm um peso fundamental neste projeto”, descreve Jessica da Moldura Minuto Gabriel.

Clique aqui para conhecer todos os serviços e produtos oferecidos pela Moldura Minuto. São mais de 200 tipos de molduras e um acervo exclusivo de fotografias e gravuras de artistas brasileiros. Além disso, em um único lugar pode consegue imprimir suas artes com tecnologias de última geração, contratar serviços de instalação e ainda contar com assessoria em decoração.

Tendências da Semana de Design de Milão: ambientes mais leves e revigorantes


Mais um ambiente funcional que aposta na sutileza dos móveis, na neutralidade da base branca porém sem deixar de lado detalhes que dão ânimo e revigoram: plantas dentro de casa e quadros exultantes! Sobre essa decoração também conversamos com Jessica Magri, especialista da MM. “Adoro a paleta de cor dessas obras do artista Cannavarro, também exclusivas do acervo Moldura Minuto. Perceba que você é capaz de mudar todo o astral da casa apostando nesses dois quadros, pois os tons verde e amarelo transmitem frescor, natureza e muita energia”. Concordam?

Acesse aqui o acervo do artista Cannavarro para a Moldura Minuto.


Tendências da Semana de Design de Milão: ambientes mais alegres com cores vibrantes

Obra do @cannavaro_artist para Moldura Minuto – acervo exclusivo

Como já destacado no início do post, as cores vibrantes estão ganhando cada vez mais espaço em ambientações que buscam alegria e otimismo, principalmente no pós-pandemia. Uma boa escolha, para quem não quer mudanças radicais e prefere manter uma paleta mais sóbria nos revestimentos e mobiliário, são os quadros também! Neste exemplo, mais uma obra do artista Cannavarro para a Moldura Minuto. “Os tons marcantes são perfeitos para espaços maiores e transmitem muita sensação de acolhimento”.

Leia também: Aposte na sofisticação nada exagerada dos quadros oversize


Clique aqui para conversar com um dos consultores especializados da Moldura Minuto e encontre inúmeras possibilidades de gravuras de diversos artistas em cores vibrantes. Ou encontre uma loja mais próxima de você, clicando aqui.

Mais inspirações? Confira mais algumas ideias de projetos com quadros da Moldura Minuto que repaginaram os ambientes com muita elegância e personalidade!



“Que tal trazer o verde para seu banho diário?” – Dica da Moldura Minuto Sorriso-MT. O projeto foi realizado em parceria com a @arquitrem.



Neste outro cenário, temos um projeto divulgado pela Moldura Minuto Batel-Curitiba: “Essa é para quem curte a potência da arte/biografia de Frida Kahlo. Inspiradora, essa releitura que é nossa exclusividade é assinada por @deckviana”.

Acesse aqui o acervo do artista Deck Viana para Moldura Minuto.



Para finalizar nosso post, nada como uma ideia convidativa de quadros que sugerem uma conexão com outros lugares. “Os quadros com fotografias de portas e janelas são uma ótima aposta para deixar o ambiente alegre e elegante. Sua riqueza de cores e a sofisticação da diversidade de estilos e formas fazem dessa proposta uma opção para quem curte dar personalidade à decoração” – Moldura Minuto Goiânia Marista.

Acesse agora o site da Moldura Minuto e conheça o acervo de obras de arte exclusivas da Moldura Minuto. Inspire-se nas tendências do design e decoração 2022/2023 e dê asas a sua imaginação!

Fontes:

Casa Cor
Haus
Redes oficiais do Salão do Móvel de Milão e Fuori Salone
Flagship Moldura Minuto Gabriel – Instagram @molduraminutogabriel
Moldura Minuto Sorriso – Instagram @molduraminutosorriso
Moldura Minuto Batel-Curitiba – Instagram @molduraminutobatel

Nenhuma resposta para "A Semana do Design de Milão e suas inspirações nas paredes de casa"

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *